Tayla Pinotti

Moda retrô e moda vintage: você sabe a diferença?

Estilo vintage

Quantas vezes você não aproveitou as peças do guarda-roupas da sua mãe ou avó para criar looks mega atuais? Ou quantas vezes você já não ouviu elas dizerem que usaram muito aquela roupa da moda “no tempo delas”?

Nesses cruzamentos de passado-futuro do mundo fashion, os conceitos de moda vintage e moda retrô podem acabar se confundindo. No entanto, apesar de terem um conceito semelhante, elas não são exatamente a mesma coisa.

Quer saber qual é a diferença entre moda vintage e moda retrô? Então confira abaixo!

Moda vintage

Quando algo é vendido como vintage, isso quer dizer que ele é realmente antigo, o que não quer dizer que ele esteja em mau estado. Na verdade, ele é velho, mas está conservado e ainda pode ser usado, tanto pela beleza, quanto pela funcionalidade.

Para um objeto ser considerado vintage, ele precisa ter sido feito entre o ano de 1920 até o ano 20 antes antes do atual. Ou seja, em 2019, peças feitas até 1999 ainda são consideradas vintage.

E isso vale não apenas para roupas, acessórios e calçados, mas também para móveis, itens de decoração e até carros, por exemplo.  

No conceito de moda, então, as roupas vintages são aquelas peças autênticas que podem ser encontradas em brechós ou nos armários das avós e mães. Muitas meninas, que não abrem mão do estilo vintage, fazem compras em brechós e bazares para garantir peças antigas, baratas e conservadas.

O mais incrível é que, ao usar uma peça que pertenceu à uma mulher de outra geração (que pode ser da sua família ou não), você provavelmente estará usando algo muito mais único e com mais valor (tanto sentimental, quanto pela sua autenticidade).

Moda retrô

Enquanto o vintage é algo realmente antigo, a peça retrô é atual, mas é inspirada no passado. É uma releitura que foi construída a partir de algo que já foi moda em algum momento.

Um ótimo exemplo de item de moda retrô são os óculos pequenos, também conhecidos como tiny sunglasses, que foram febre nos anos 90 e voltaram com tudo no ano passado.

A diferença é que, ao contrário das peças vintages, os óculos e peças retrôs foram fabricadas recentemente, mas continuam com uma aparência antiga, unindo duas épocas diferentes.

O legal do retrô é que ele pode aparecer totalmente repaginado, como os brincos de pérola, por exemplo, que são um dos acessórios femininos que vão bombar em 2019, mas vai continuar com aquele “ar” de antigo.

Além disso, tudo que está na moda e é retrô pode ser encontrado em lojas de roupa, tornando ainda mais fácil entrar no estilo “new old”.

Então, para resumir: na moda vintage, as peças são realmente antigas, enquanto na moda retrô, as peças são releituras inspiradas nas décadas passadas. Agora você não tem mais desculpa para se confundir, certo?!

Moda retrô e moda vintage: você sabe a diferença?
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *