Thauany Lima

Conheça os modelos mais desejados das tranças africanas

É difícil encontrar uma crespa que nunca tenha se rendido aos encantos das tranças africanas, não é mesmo?
Esse estilo de penteado é explorado, principalmente, pelas mulheres negras de curvatura afro, seja pela versatilidade de manter o visual sempre impecável ou pela admiração pela sua cultura.
No entanto, atualmente, é muito comum encontrarmos pessoas com cabelos lisos se jogando sem medo na beleza das tranças, sejam as de raízes, soltas ou com extensões.
Para conhecer melhor os principais tipos de tranças africanas que mulheres e homens não abrem mão, confira os modelos dessas madeixas maravilhosas!

O que é tranças africanas de raiz?

As tranças de raiz são muito famosas entre os ícones negros americanos, principalmente as cantoras e atrizes.
Existem inúmeros modelos – conhecidos principalmente como tranças nagô ou corn braids – que podem ser feitos em cabelos de quase todos os tamanhos, já que são trançadas no couro cabeludo.
Cheias de significados e estilo, em algumas culturas africanas ela determinava a classe social, estado civil ou origem familiar.
Além disso, existem relatos que comprovam que os desenhos feitos nas raízes dos cabelos das mulheres negras no período da escravidão, principalmente na região da América latina, serviam como mapas para ajudar nas fugas e encontro de quilombos próximos.
Por isso, além de um simples penteado ou modelo de cabelo, essas tranças trazem uma carga histórica de luta, resistência e enfrentamento do povo preto.

O que são as tranças soltas africanas?

Uma das mais conhecidas tranças soltas é a box braids, ou no português “tranças de caixa”. Esse nome foi dado devido às divisões capilares das tranças, sendo feitas dentro de um quadrado, como se fossem “boxes”.
Antigamente chamavam essa trança de “kanekalon”, por isso algumas pessoas ainda destacam esse tipo de hair desta maneira, no entanto, esse nome se refere ao material sintético usado para alongar essas tranças.
Atualmente o jumbo, material sintético, e a lã são as matérias-primas mais utilizadas na hora de estender as tranças, graças a leveza, opções de cores e acessibilidade dos produtos.

Quais cuidados são essenciais?

Engana-se quem acredita que as tranças não precisam de cuidados semanais, afinal de contas, muita gente recorre a elas com o objetivo de minimizar os cuidados periódicos com o hair!
Assim como qualquer tipo de cabelo, os trançados também vão precisar de cuidados, seja com hidratação ou higienização.
Então vamos lá para os principais cuidados:

Higienização regular

Procure lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, uma vez por semana, para eliminar todas as impurezas dos fios, dando um frescor prolongado a raiz.
Se atente em lavar apenas o couro cabeludo, sem aplicar o produto nas extensões do cabelo, assim você vai preservar a qualidade das tranças.

Hidratação capilar

Não é porque o cabelo está trançado que ele não precisa ser hidratado, certo?
Experimente usar um borrifador para aplicar a máscara hidratante diretamente na raiz do cabelo. Dica: você pode dissolvê-la com água para facilitar a aplicação. Deixe o produto agir o tempo determinado na embalagem e enxágue sem deixar resíduos.
Faça esse processo, pelo menos, uma vez por semana.

Quais outros cuidados requer atenção?

Alguns outros pontos precisam ser levados a sério quando o assunto são tranças, então anote todas as dicas a seguir:
Não deixe a trança por mais de 2 meses no cabelo, isso pode gerar quedas e quebras de fios;

  • Não deixe as tranças úmidas ou molhadas para não fragilizar os fios naturais;
  • Procura fazer a manutenção sempre que enxergar necessidade, ou seja, quando a raiz estiver evidente;
  • Evite fazer muitos coques nas box braids: eles podem fazer muita pressão na raiz do cabelo e quebrar alguns fios;

Gostaram das dicas sobre as tranças africanas? Agora que já conhece os principais modelos e formas de cuidar, experimente um visual novo!
Mesmo a tranças africanas sendo uma cultura negra, muitas pessoas de etnia branca são admiradoras de alguns modelos. Confira as referências de tranças para todos os tipos de cabelo.

• Gostou? Leia também: Guia definitivo do dread!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *