Scrunchie, a xuxinha de cabelo tendência dos anos 90

Por: Luana Queiroz
scrunchie
Todo estilo e charme de como usar as Scrunchie, as famosas xuxinha de cabelo!

Você já deve ter notado que o estilo dos anos 90 voltou com tudo! Essa vibe noventista tem influenciado o lifestyle, as roupas e também os acessórios. E agora chegou a vez do scrunchie brilhar – um acessório de cabelo a cara dessa década e que, com certeza, está no imaginário de muita gente.

Vem saber tudo sobre essa tendência aos 90 e como scrunchie pode ser o seu acessório queridinho de todas as horas. 

O que é scrunchie?

O scrunchie é um elástico de cabelo coberto com tecido, que serve para prender os fios em diferentes penteados. Uma das principais características do scrunchie é seu aspecto “fofinho”, além da infinidade de materiais que ele pode ser feito.

No Brasil, o scrunchie é muito conhecido como xuxinha de cabelo, em referência à Xuxa, ícone infantil dos anos 80/90, que usava muito o acessório em seu programa.

Tipos de scrunchies

Os scrunchies são um grande hit entre os acessórios para cabelo e podem ser feitos de diferentes tecidos, fazendo com que essa xuxinha de cabelo seja mais discreta ou mais marcante.

Liso

Feito com tecidos de cores sólidas, o scrunchie liso tem apenas uma cor e pode ser o tipo de scrunchie para quem é mais básica. Você pode combinar um scrunchie preto, por exemplo, com qualquer look.

xuxinha de cabelo
A xuxinha de cabelo lisa é um clássico

Estampado

Os scrunchies estampados são uma boa aposta para quem quer ousar um pouco mais no penteado. E você pode escolher a estampa, e a combinação de cores dela, de acordo com seu estilo.

scrunchies estampados
Scrunchies estampados são delicados e fashion

De veludo

Quer um toque mais sofisticado ao seu visual? Então scrunchies de veludo devem ser a sua escolha. Por ser um tecido mais nobre, e com um brilho característico, esse scrunchie vai ser o ponto alto do seu look.

scrunchies veludo
Aposte em scrunchies de veludo para um look mais sofisticado

Com laço

Um outro tipo de xuxinha de cabelo é o scrunchie com laço, que traz um ar romântico ao penteado. Você pode optar por laços mais discretos ou laços maiores, dependendo do efeito que queira.

rabico de cabelo
Um rabicó de cabelo com laço é romântico e estiloso

Longo

O scrunchie longo é um modelo de rabicó de cabelo que tem pontas compridas. Esse modelo é muito usado com o cabelo preso, assim, as pontas do scrunchie ficam penduradas e bem soltas, dando movimento ao penteado.

tipos de scrunchies
Entre os tipos de scrunchie, o longo é uma opção charmosa

Como usar scrunchies?

Os scrunchies são muito democráticos e podem ser usados em todos os tipos de cabelo, de diversas formas. Veja algumas fotos de scrunchies em diferentes penteados:

Rabo de cavalo

Seu rabo de cavalo pode ganhar mais charme preso no alto com essa xuxinha de cabelo. E se você quiser ainda mais estilo, combine com outros acessórios, como presilhas ou grampos.

scrunchies de cabelo
Scrunchies de cabelo transformam qualquer penteado

Cabelo semi preso

Vai se jogar no messy hair e cabelo semi preso? Então complete seu penteado bagunçadinho prendendo parte do cabelo com um scrunchie – com certeza será uma combinação perfeita.

xuxinha para cabelo
Seu messy hair fica mais estiloso com uma xuxinha para cabelo

Coque

Se o que você quer é praticidade, mas sem deixar o estilo de lado, faça um coque (alto ou baixo) e use um scrunchie de veludo, por exemplo. E você ainda pode compor o penteado com uma tiara ou faixa de mesmo tecido.

xuxinhas de vsco girl
Adote um novo estilo com uma dessas xuxinhas de vsco girl

Trança

Está achando sua trança simples e muito sem graça? Na hora de amarrar a ponta, em vez de usar um simples elástico, finalize com um scrunchie com laço. Além de funcional, ficará um penteado mais romântico.

scrunchie lenco
Na ponta de tranças, a xuxinha dá um charme sem igual

No pulso

Sim, você não leu errado! Muitas meninas têm usado scrunchies ao redor do pulso, como uma pulseira, para compor o visual. E saiba que esse hábito tem sido visto, inclusive, nos tapetes vermelhos. Quem sabe esse não é o seu novo jeito de usar scrunchies?!

Tendência anos 90
Scrunchie como pulseira também é uma tendência anos 90

Se depois de tantos tipos e formas de usar scrunchies, você ainda não está convencida, aqui está o argumento que vai fazer você mudar de ideia e adotar essa tendência anos 90 agora: por serem feitos de tecido, o scrunchie não danifica o cabelo e evita a quebra dos fios, já que o elástico não tem contato direto com o cabelo.

Além de estiloso, faz bem para o cabelo! Se jogue agora mesmo no mundo dos scrunchies. 

Leia também