Tayla Pinotti

Por que você deveria fugir da cidade e ter um momento de paz

Momento de paz

Há quem diga que não consegue viver longe do agito das grandes cidades porque acredita que, assim, a vida seria monótona. No entanto, fugir da cidade por alguns dias pode ser fundamental para conquistar um momento de paz.

A vida nas metrópoles, apesar de agitada e sem rotina, pode ser bastante estressante, além de ser um fator que contribui para o aumento da ansiedade em muitas pessoas.

Uma pesquisa Isma-BR, representante local da International Stress Management Association, apontou que nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade. Além disso, metade (47%) sofre de algum nível de depressão, recorrente em 14% dos casos.

Para o filósofo Jean Jacques Rousseau, a civilização corrompe os costumes do homem, que nasce naturalmente bom. Este princípio está relacionado à expressão em latim “fugere urbem”, que significa “fugir da cidade”.

A expressão foi adotada como lema pela literatura árcade e usada para simbolizar o poeta literário que se desloca da vida corrida e agitada da cidade, indo para a zona rural, onde reina a calmaria.

Isso mostra que a necessidade de dar um tempo e fugir da agitação metropolitana não é uma necessidade atual, mas sim algo indispensável há décadas.

Então, se você ainda tem dúvidas de que uma “escapadinha” para uma cidade do interior ou do litoral podem te fazer bem, confira 6 motivos que vão te convencer de que essa é uma ótima escolha.

6 motivos para fugir da cidade

– Viajar é ótimo para desestressar

Sem dúvidas o principal motivo pelo qual as pessoas deveriam deixar a cidade é a calmaria que só o interior ou a praia podem proporcionar. Ficar uns dias sem enfrentar trânsito, filas e sem ter hora marcada para nada são passos simples para deixar a mente mais livre do estresse.

– Um tempo longe das redes sociais pode fazer bem

Ao mesmo tempo que a tecnologia facilita muitas coisas, ela também pode prejudicar pessoas de diversas formas, já que potencializa muito a ansiedade. “Fugir” para outra cidade pode ser uma ótima oportunidade para passar um tempo offline, longe dos e-mails do trabalho da “vida perfeita” que as pessoas levam nas redes sociais.

– Você também precisa respirar ar puro

Longe da poluição e perto da natureza, é notável a diferença no ar que se respira. O ar puro ajuda a oxigenar os pulmões e a beneficiar a circulação do sangue e diminui o risco do desenvolvimento de doenças respiratórias e cardiovasculares. Ele também ajuda a acalmar os nervos, melhorar o sono, estimular o apetite e a eliminar as toxinas do corpo.

– Vida mais orgânica e uma melhor alimentação

Impossível negar que vivendo na cidade grande, muitas refeições se limitam à lanches de fast foods, comidas congeladas ou “snacks” para matar a fome. Passar uns dias longe de todo esse agito também pode proporcionar uma vida mais orgânica e uma alimentação mais gostosa e saudável sem os alimentos industrializados que estamos habituados.

– Alguns dias longe da cidade podem estimular a criatividade

Com uma rotina turbulenta, cheia de tarefas inadiáveis, fazendo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas atividades, fica praticamente impossível expandir os horizontes. Viajar ajuda não só a relaxar a mente, mas também a expandí-la.

– É uma ótima oportunidade para refletir

Outro bom motivo para viajar é a oportunidade de ter um momento de paz consigo mesmo(a), refletindo sobre a sua vida, as pessoas que te cercam e sobre prioridades. Aproveite os dias longe da cidade para colocar os pensamentos lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *