Talitha Benjamin

Voluntariado: 5 razões para investir seu tempo em ajudar o próximo

Voluntariado

É só passar alguns minutos assistindo ao noticiário para saber que, no mundo em que vivemos, há muita gente precisando de ajuda. Diante deste cenário, o voluntariado refere-se ao simples ato de doar seu tempo e seus conhecimentos para participar de atividades humanitárias e de bem estar social ou coletivo, sem obter remuneração por isso.

Pode parecer simples, mas apostar nessa experiência traz grandes aprendizados e benefícios que nenhum outro emprego remunerado traria.

Para entender por que investir nos trabalhos voluntários, veja agora alguns motivos pelos quais o voluntariado vai transformar a sua vida!

Ser voluntário faz com que você saia da zona de conforto e conheça outros mundos

como ser voluntario

As causas sociais que precisam de ajuda são inúmeras: animais, grupos que sofrem com a desigualdade social e econômica, imigrantes, pessoas que necessitam de aconselhamento e educação, são apenas alguns exemplos.

Leia também: 130 anos do fim da escravidão: O que aprendemos com isso?

Trabalhar em realidades fora da sua zona de conforto proporcionam novas experiências e é uma ótima oportunidade para conhecer e se relacionar com pessoas com vivências diferentes.

Tudo isso se transforma em um grande aprendizado, que com toda certeza farádiferença para o seu crescimento pessoal.

Você também cresce profissionalmente fazendo trabalhos voluntários

O trabalho voluntário tem um peso bem significativo em processos seletivos, já que os recrutadores costumam levar em consideração tudo o que já falamos lá em cima.

Além disso, as atividades voluntárias costumam ser rotativas, fazendo com que o voluntário desenvolva vários tipos de funções. Com isso, você desenvolve mais habilidades profissionais do que alguém que permanece em um só cargo.

Leia também: Veja as profissões mais valorizadas e as menos promissoras

Sim, sendo voluntário, você muda o mundo

trabalhos voluntarios

É muito comum acharmos que pequenas atitudes não fazem a diferença, ou que nós não temos o poder de mudar o mundo. No entanto, o voluntariado te oferece a possibilidade de trabalhar ativamente com as causas que te motivam, e de enxergar os resultados de perto, diferente, por exemplo, de uma doação feita a distância.

Se você deseja investir seu tempo em uma atividade voluntária, a dica é que você procure a ONG (organização não governamental) mais próxima que trabalhe na causa que você acredita.

Felizmente, existem inúmeras instituições trabalhando nos mais diversos movimentos sociais como, por exemplo, a Casa 1, ONG de São Paulo que oferece abrigo e acompanhamento psicológico para pessoas LGBT expulsas de casa devido à sua orientação sexual e identidade de gênero, e a ONG Cão Sem Dono, que resgata animais e os encaminha para a adoção.

Leia também: Orgulho LGBT: Histórias inspiradoras de pessoas que assumiram a homossexualidade

Busque a instituição que mais se encaixa com o seu perfil e ideais e ajude a espalhar o bem por meio do voluntariado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *