Skin positivity: saiba mais sobre a aceitação das peles imperfeitas

skin positivity
O skin positivity busca a aceitação da pele como ela é

Com certeza você já ouviu falar ou viu conteúdos e anúncios sobre produtos que prometem uma pele perfeita.

Esse é um mercado em ascensão e, de acordo com o portal de estatística alemão Statista, em 2025, o mercado de produtos para pele deve alcançar cerca de US$190 bilhões.

manchas na pele
As manchas na pele são um incômodo para muitas mulheres

Embora seja uma forte tendência de consumo, muita gente tem olhado para esse comportamento e buscado o caminho inverso. E assim nasceu o skin positivity.

Movimento skin positivity

Indo contra essa onda de perfeição, o movimento skin positivity busca a aceitação das características naturais da pele, mostrando-a sem retoques.

 skin positivity vitiligo
O skin positivity quer mostrar a realidade de todos os tipos de pele

Conhecido nas redes, em tradução livre, como “pele livre”, o skin positivity fala sobre a autoaceitação da pele como ela verdadeiramente é, seja com acne, rosácea, vitiligo, manchas na pele ou qualquer outra particularidade.

O seu reflexo nas redes

Em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia, que permite, através de ferramentas de edição e filtros, apagar sinais de imperfeição, a pressão por mostrar uma pele perfeita é grande.

manchas de acne no rosto
Promover a aceitação à acne e entender a diferença das peles

Com isso, pessoas que passaram a vida inteira lutando contra doenças de pele, neste momento, não encontram espaço e, tampouco, se sentem representadas.

O que o skin positivity promove é que a felicidade está além das manchas, acnes ou rosáceas – e que você pode se sentir confiante em sua própria pele.

Cara lavada
Skin positivity não significa mudar a pele, mas a forma como vê-la

Para além dos estigmas, chegou o momento das “pessoas reais”, das manchas de acne no rosto, da cara lavada e de ver, em todos os lugares, todos os tipos de aparência.

Faça da sua #pelelivre

Leia também

Cotas Raciais
Autoconhecimento

Cotas não são esmola, entenda

A lei de cotas existe há cerca de 8 anos no Brasil, mas ainda há muito debate acerca da sua importância e legitimidade. Grande parte

Leia mais »