Luiza Olinda

Mulheres maduras: como amadurecer com os aprendizados da vida

mulher madura de chapéu

Responda rápido, você se considera uma pessoa madura? Gostaria de ser? A maturidade emocional é algo muito valorizado e que acaba sendo cobrado das mulheres, principalmente. Afinal, você provavelmente já ouviu alguém dizer que as mulheres amadurecem primeiro que os homens, e outras frases desse tipo, não é!?
Mas como alguém se torna uma mulher madura? Será que um belo dia você vai acordar e, magicamente, se sentir mais madura do que no dia anterior? É bem provável que não.
O que acontece é que, para a maioria das mulheres, a maturidade não é uma coisa única e nem é atingida de uma hora para a outra. Na verdade, ser uma mulher madura tem muito mais a ver com as experiências de vida e com a forma que se enxerga o mundo.
Isso quer dizer que você pode sim ser madura sobre alguns aspectos da sua vida, como aparência física e relacionamentos, mas ainda não ter experimentado situações que desenvolvam sua maturidade em relação a sexo e trabalho, por exemplo.
A maturidade é algo que se leva tempo para conquistar e, muitas vezes, só amadurecemos depois de uma situação que nos tira de nossa zona de conforto e nos coloca em um terreno totalmente novo.
Não há fórmula mágica para se tornar uma mulher madura, mas existem algumas dicas que você pode adotar para ver a vida de uma nova forma e, com o tempo, conquistar a maturidade que deseja.

Mulheres maduras entendem que não têm poder sobre tudo

O oposto de ser maduro é ser imaturo, mas poderia muito bem ser mimado, não é? Afinal, quando uma pessoa é mimada ela quer tudo do jeito dela, acredita que pode tudo e que todos têm que obedecê-la.
Uma mulher madura já passou por várias situações que mostraram que o mundo não é bem assim, não. Ninguém sabe de tudo ou pode controlar tudo. Reconhecer isso não é fraqueza, mas sim ter uma percepção clara do mundo.
Respeite-se a ponto de saber que é impossível acertar todas as vezes e ter todo o conhecimento que você gostaria. Saiba que perguntar e pedir ajuda não é só um sinal de humildade e honestidade, como também mostra que você está amadurecendo.

Mulheres maduras enxergam lições nos fracassos

É verdade que ninguém gosta de fracassar, mas só quem consegue enxergar os fracassos com sabedoria se torna capaz de usar os erros do passado como lição para não falhar novamente.
É aquele ditado, ou você ganha ou você aprende. Mesmo uma situação ruim pode te levar a algo bom ou ser decisiva para que você encontre o caminho para acertar no futuro.
Quando você falhar ou algo ruim acontecer, busque racionalizar a sua experiência, perceber o que você pode aprender e como pode mudar para que algo do tipo não aconteça novamente.
É claro que isso não significa que você não pode sofrer, mas o segredo é entender até quando vale a pena sofrer por um fracasso e quando chegou a hora de dar a volta por cima e superar.

Mulheres maduras reconhecem os outros

Apenas pessoas imaturas têm medo de reconhecer o sucesso ou as habilidades dos outros por medo de serem ofuscadas. Uma mulher madura é segura de si, sabe do que é capaz e consegue celebrar e ajudar outras pessoas sem se sentir ameaçada.
Isso porque ela sabe que o seu sucesso depende exclusivamente de si mesma e ela está trabalhando todos os dias para chegar aonde deseja. Ninguém segura uma mulher dessas!

Mulheres maduras são responsáveis por elas mesmas

Sabe aquela máxima que diz que se você não se amar ninguém vai te amar? Uma mulher madura viveu o suficiente para saber que isso é verdade!
Mulheres maduras sabem que podem amar outras pessoas e ser amadas de volta, mas as únicas responsáveis por serem felizes são elas mesmas.
Ainda que a gente sempre acabe esperando algo dos outros, é necessário ter consciência de que tudo que fazemos para as outras pessoas tem que ser feito apenas porque nós quisemos, e não porque esperamos algo em troca. Isso porque se esse “algo” não vem, a decepção é grande.
Se você quer ser uma pessoa madura, entenda que a sua vida está sob o seu domínio e é você quem decide quem quer por perto e que poder as pessoas têm sobre você. Você deve escolher fazer o possível para ser feliz, alcançar os seus objetivos e não colocar sua felicidade ou sonhos nas mãos de outras pessoas.

Mulheres maduras aproveitam o melhor da vida

Por fim, as mulheres maduras sabem aproveitar o melhor de cada área de suas vidas sem exageros e faltas. Elas trabalham duro e estudam para se tornar ainda melhores, mas também sabem que precisam de um tempo para descansar, ficar com os amigos e família.
Entendem que a vida é baseada em vários pilares e é preciso aproveitar o melhor de cada um deles para serem, de fato, plenas e felizes por completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *