Tayla Pinotti

Namoro a distância: como lidar com a saudade?

“Nossa, você mora a 9999999 km da minha casa! Gostei, vou me apaixonar por você.” Poderia ser só um tweet engraçado, mas essa é a realidade de muitos casais que vivem um namoro a distância.

É claro que um relacionamento é feito de muitos momentos juntos. Por isso, a distância pode ser um empecilho para muitas pessoas. Mas quando há amor verdadeiro e força de vontade, o namoro a distância pode, sim, dar muito certo.

Mas uma coisa é fato: para viver um amor assim, o casal tem que estar muito determinado, porque as dificuldades existem e, uma hora ou outra, elas vão aparecer. A saudade é uma das principais complicações, além do ciúme, da insegurança e dos comentários alheios. Afinal, é fato que muitas pessoas vão se intrometer no relacionamento desses casais.

Sempre vão surgir perguntas como “mas namoro à distância dá certo?” ou “nossa, mas como você foi encontrar alguém tão longe?” – Então, também é muito importante estar preparado para lidar com os curiosos e ditadores de regras de plantão.

Se você está vivendo um relacionamento/namoro/casamento à distância, veja algumas dicas para lidar melhor com toda essa situação.

Dicas para lidar com a distância

Não dá pra negar: a tecnologia é uma das maiores aliadas de quem vive um amor à distância. Whatsapp, Facebook e Skype são praticamente os melhores amigos desses casais. Use-os ao seu favor!

Além da tradicional ligação por telefone, essas redes sociais são extremamente úteis para manter uma boa comunicação. Como a distância não permite que o casal se veja com frequência, o Skype é um dos maiores aliados na hora de matar a saudade, tanto que essa ferramenta também é muito usada por amigos e familiares que viajaram para longe e muitas pessoas, inclusive, passam anos se comunicando com pessoas próximas somente por ela.

Como se sentir mais próximo no namoro a distância

Para se sentirem mais próximos, muitos casais também adotam o hábito de fazerem atividades simultaneamente, como se estivessem juntos. Por exemplo: vocês podem assistir um filme ou seriado ao mesmo tempo, existem até aplicativos que auxiliam para que vocês assistam simultaneamente pela internet. Também dá para assistir a um programa que está passando na TV “juntos”. Irem à academia no mesmo horário, estudar enquanto o outro também estuda, entre outras atividades simples.

Depois, vocês ainda podem comentar sobre os filmes que assistiram, ou o que estudaram naquele dia, ou quais exercícios fizeram na academia. Dessa forma, vai ser difícil faltar assunto entre vocês!

Trocar fotos e vídeos de situações do dia a dia (ou até mesmo selfies) com o seu/sua amado também pode fazer com que vocês se sintam mais próximos. Falar de coisas cotidianas, por menores que elas sejam, vai fazer o seu parceiro(a) se sentir incluso na sua vida e vai aumentar o nível de intimidade entre vocês.

Por isso, tire bastante fotos durante o seu dia e use-as para ilustrar as mensagens que você e seu amor vão trocar, principalmente se envolver alguma situação diferente fora da rotina, pois isso pode ajudar a contar melhor como foi que as coisas aconteceram e vai deixar ambos mais empolgados!

Hora de dar tchau

Outro conselho é: tente não sofrer tanto toda vez que vocês se separam. Por mais difícil que seja não ficar triste ao pensar que você pode demorar para ver o seu amor de novo, o ideal é procurar não fazer de todas as despedidas um momento trágico. Ao invés de sofrer, tente focar no quanto foi bom para vocês terem passado aquele tempo juntos.

Além disso, você e seu/sua parceiro(a) com certeza vão começar a se articular o mais breve possível para se encontrarem novamente.

Pense pelo lado positivo: um casal que se vê apenas de vez em quando aproveita muito mais os momentos juntos. Além disso, vocês sempre vão sentir aquele friozinho na barriga antes de se encontrarem, o que muitos casais acabam perdendo em uma rotina normal.

Namoro a distancia te deixa mais criativo

Outra coisa legal sobre esses relacionamentos é que, geralmente, namorar à distância deixa as pessoas mais criativas, pois elas estão sempre procurando novas formas de se falar, de se presentear, de se declarar e etc. Pense no quanto isso é legal no seu relacionamento e que poucas pessoas vivem um amor “diferente” assim.

Por isso, outra dica é: surpreenda! Por mais que, às vezes, a questão financeira pede que vocês planejem tudo antes, economizar dinheiro para fazer uma surpresa em uma data especial (ou em um final de semana qualquer mesmo) pode dar um “up” na relação. Com certeza esses “encontros surpresa” são super especiais para casais que vivem distantes.

E a última dica é: mantenha sempre a sintonia com o seu par! Não deixe que a distância atrapalhe o amor de vocês. Se você realmente ama essa pessoa, os obstáculos vão se tornar pequenos comparado ao esforço de vocês!  Você pode dizer tchau em grande estilo, veja como fazer ruma festa despedida para a pessoa especial. E lembre-se, nunca é um adeus, sempre um até logo.

1 comentário neste post

  1. Namorar sempre é muito bom, também sempre respeitando um ao outro e mantendo uma relação saudável, tanto faz se é a distância ou presencial, namorar é um dos melhores prazeres que a vida nos dá.
    Parabéns pelo post, muito bom mesmo, excelente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *