Tayla Pinotti

Por que devemos ficar um tempo offline? Dados que mostram como o mundo digital pode ser prejudicial

Redes Sociais combater o vicio

Por que devemos ficar um tempo offline? Dados que mostram como o mundo digital pode ser prejudicial.

Pode admitir: você já pegou o seu celular para olhar as horas, abriu todas as redes sociais, bloqueou a tela e esqueceu de olhar para o relógio. Quem nunca, né?

O que é Nomofobia?

Navegar nas redes já se tornou um vício para muitas pessoas que não conseguem se desconectar nem por uma hora. Ele já tem até um nome “nomofobia” – que vem da abreviação da frase em inglês “no mobile phone phobia”.

Apesar de não ser uma doença propriamente dita, a nomofobia traz diversos prejuízos às pessoas que com ela convivem.

De acordo com um estudo conduzido pela Isma-BR (International Stress Management Association), as pessoas desenvolvem um tipo de estresse tecnológico chamado “tecnoestresse” quando não conseguem usar a usar a tecnologia.

Sabe quando você chega em casa e vê que seu Wi-Fi não está funcionando? Então. Esse é um tipo de tecnoestresse.

As pessoas se tornaram completamente dependentes da tecnologia e a relação com os smartphones deixou de ser algo saudável.

Prova disso é que não é raro ver amigos em uma mesa de bar sem interagir entre si porque estão todos mexendo em seus celulares.

Isso mostra que, ao mesmo tempo que a internet encurta distância e aproxima pessoas, ela também aumenta a distância e afasta os indivíduos.

Por estes e outros diversos motivos, ficar um tempo offline é fundamental para diminuir o estresse e se reconectar com a vida real.

É claro que, nos dias atuais, viver sem um celular é praticamente impossível, porque muitas vezes é necessário usá-lo para resolver pendências profissionais e pessoais, mas algumas atitudes simples podem ajudar a diminuir o vício em olhar o smartphone toda hora.

Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a passar mais tempo offline do que online.

Dê um tempo das redes sociais

Que tal desativar seu facebook por um tempo? Um estudo do The Happiness Research Institute divulgado pelo El País concluiu que, “em apenas uma semana, as pessoas que deixam de utilizar o Facebook se sentem mais felizes e menos preocupadas”.

Vale a pena dar um tempo não só do Facebook, mas também em todas as redes para ver como você se sente.

Exclua os atalhos da sua tela inicial

Pegar o celular para olhar a hora e esquecer de olhar o relógio, como falamos ali em cima, é uma atitude que acontece principalmente porque estamos condicionados a clicar nos atalhos da nossa tela inicial.

Tente excluir os atalhos das redes quando você desbloqueia a tela para evitar esse ato impulsivo.

Deixe o seu celular longe de você enquanto ele carrega

Um dos poucos momentos do dia que seu celular “descansa” é quando ele está carregando, então por que não aproveitar para descansar das redes também?

Deixe o celular carregando longe de você para evitar a vontade de ficar mexendo nele. Isso ainda vai ajudar para que ele carregue mais rápido.

Não mexa no celular quando estiver na frente do computador

Quem nunca se pegou abrindo o Facebook ou WhatsApp no celular sendo que esses aplicativos estavam abertos no computador, não é mesmo?

Para evitar atos estranhos como esse, a dica é evitar tocar no celular enquanto você estiver na frente do computador.

Desative as notificações dos aplicativos

As notificações são o maior estímulo para pegarmos o celular na mão. Por isso, o ideal é deixar apenas as notificações realmente necessárias ativas.

Tudo que for irrelevante (como as de redes sociais, por exemplo) pode e deve ser desativado.

Antes de dormir, deixe o celular no modo avião

Se você é do tipo que acorda para olhar qualquer notificação do seu celular, está na hora de você começar a desligar o aparelho ou colocá-lo no modo avião quando for dormir.

Isso vai melhorar sua noite de sono e também a sua relação com o celular.

Não passe horas mexendo no celular antes de dormir e ao acordar

Você já parou para pensar em quantas horas de sono já desperdiçou porque ficou mexendo no celular antes de dormir? E em quantas vezes você já se atrasou porque ficou olhando o aparelho quando acordou?

Apesar do tempo desperdiçado, dificilmente esses minutos a mais no celular tem alguma utilidade, então tente perder esses hábitos aos poucos. Seu sono e sua pontualidade vão agradecer!

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