Leila Mendes

O que comer antes do treino para melhorar a performance?

As pessoas têm buscado cada vez mais uma vida saudável e uma boa forma física. Por conta disso, a procura por academias, treinamentos funcionais, lutas, corridas de ruas, entre outras atividades físicas, vem aumentando consideravelmente. Mas para se alcançar a meta planejada, não basta apenas investir horas em exercícios, é preciso e fundamental saber o que comer antes do treino para melhorar ainda mais seu desempenho e obter o resultado desejado. Segundo especialistas, alguns alimentos quando consumidos antes podem auxiliar no rendimento do atleta, assim como, alguns alimentos ingeridos pós treino são essenciais para repor nutrientes perdidos. Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma alimentação adequada.

o que comer antes do treino

O que comer antes do treino: alimentos

Essa é uma questão importantíssima visto que o que for consumido antes da atividade física é basicamente o combustível que vai te dar energia para que você não passe mal durante o exercício. Portanto, prefira alimentos que sejam ricos em carboidratos e proteínas, já que os carboidratos ajudam a evitar o catabolismo muscular, ou seja, perda de massa magra. Alguns ótimos exemplos são: batata doce, pães, biscoitos integrais, ovos, iogurte desnatado, frutas com granola ou mel, frango grelhado. Todos esses itens são fontes de energia de rápida absorção e podem ajudar a potencializar seu treino. Outros alimentos que podem ser consumidos também, mas com moderação, ou seja, sem exageros, são: gengibre, canela, cafeína e chá verde. Eles ajudam a acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queimar calorias.

Algumas sugestões de lanches antes do treino:

Opção 1: 2 fatias de pão integral + 1 ovo mexido ou requeijão light ou frango desfiado;

Opção 2: 1 fatia de queijo branco + salada de frutas + 2 colheres de sopa de granola e mel;

Opção3: 1 fatia de queijo branco + 1 banana amassada + 2 colheres de sopa de aveia + 1 colher de sobremesa de mel;

Opção 4: 1 copo de vitamina (200ml de leite desnatado com 1 banana ou meio mamão + 2 colheres de aveia + 1 colher de sobremesa de mel) + 2 castanhas.

O que comer depois do treino:

O que ingerir pós treino é tão importante quanto o que comer pré treino. Aqui os alimentos devem ser saudáveis já que servem para repor os nutrientes perdidos na atividade física. Alguns deles são essenciais, como: banana com aveia, iogurte desnatado, mamão, queijo branco e a famosa batata doce. Para quem é adepto aos suplementos, pode aproveitar essa hora do dia para ingeri-los também.

Algumas sugestões de lanches depois do treino:

Opção 1: 1 pedaço de peito de frango + 2 pedaços de batata doce;

Opção 2: 4 colheres de arroz integral + 2 pedaços de peito de frango + beterraba e cenoura cruas e raladas;

Opção 3: 1 fatia de queijo branco + 1 colher de sopa de aveia + 1 banana + omelete com duas claras.

Com uma alimentação correta antes e após a atividade, os seus objetivos e resultados podem se potencializar ainda mais. Para seguir uma dieta eficaz e balanceada, recomendamos sempre procurar um profissional de sua confiança.

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