O que é fitness?

Por: Luiza Olinda

De uma hora para a outra, todo mundo começou a querer ser fitness. Apareceram musas fitness, coleções de roupas fitness, alimentação fitness, dança fitness…. Mas, afinal de contas, o que é fitness?
Para começar, fitness é uma palavra em inglês que pode significar “ginástica” ou “uma boa forma física”. Por isso um centro fitness, pode ser um lugar para praticar exercícios, assim como uma pessoa fitness é alguém que tem um corpo em forma.
Com isso, já dá para entender que qualquer coisa relacionada ao universo fitness é sobre manter um estilo de vida saudável que garanta um corpo sarado, certo!?
Mas é importante saber que esse estilo de vida engloba diversos aspectos, e se você quiser ser fitness e conquistar o corpo que sempre sonhou deve conhecê-los.

Como ser fitness: alimentação e água

Muita gente acha que basta colocar os pés na academia para se considerar uma pessoa fitness, mas quem deseja adotar essa forma de levar a vida precisa estar preparado para incluir várias mudanças em sua rotina.
A alimentação é um dos primeiros elementos a ser adaptado para o mundo fitness. É necessário pensar mais no valor nutricional daquilo que você come, aumentar o consumo de alimentos saudáveis como verduras, legumes e frutas, e diminuir a ingestão de produtos industrializados e com alto teor de açúcar e gorduras.
As refeições fitness não estão necessariamente ligadas à um tipo de dieta específico. Aqui o mais importante é avaliar as suas necessidades nutricionais diárias e transformá-las em um cardápio delicioso.
Quem é fitness costuma planejar suas refeições de forma a conseguir a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras que precisa, nem mais e nem menos. E tem sempre um lanchinho de reserva quando sai para evitar comer algo fora do cardápio.
A água também ganha um papel muito especial. Quem é fitness de verdade se preocupa em ingerir entre 1,5 litro e 2 litros de água todos os dias, porque sabe que o líquido é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo.

Como ser fitness: os exercícios físicos

Como a forma física é muito importante para os adeptos do mundo fitness, os exercícios também não podem faltar.
Pessoas fitness se preocupam em incluir exercícios físicos em seu dia a dia, independente da natureza da atividade, o importante é garantir que você vai se exercitar e queimar algumas calorias.
A maioria recorre para as academias, onde podem fazer musculação, já que o objetivo costuma ser definir o corpo ou aumentar a massa muscular. Mas você também pode fazer aulas de dança e artes marciais ou mesmo participar de treino especializados, como o crossfit.
Encontre a modalidade que mais lhe agrada e pode te dar os resultados que você procura e invista nela para manter o corpo em forma.

Como ser fitness: o descanso é fundamental

Pouca gente sabe, mas para construir o corpo que você deseja, é imprescindível descansar.
Quando fazemos exercícios físicos, nosso corpo queima energia e ter um período de descanso é essencial para que você possa se recuperar adequadamente e dar o melhor de si no próximo treino.
Quem não se dá o devido descanso acaba desgastando o músculo, ao invés de desenvolvê-lo. Como resultado, a pessoa não alcança o corpo que deseja, mas se sente cansada o tempo todo por tentar e não conseguir.

Como ser fitness: mudança de atitude

Como você já sabe, ser fitness não depende apenas de um, mas de vários aspectos e por isso é considerado um estilo de vida. Isso significa que não dá para ser fitness por um tempo e depois retornar para uma rotina sem exercícios e com alimentação desregrada.
Quem é fitness mesmo adota a cultura para a vida toda e nunca deixa de cuidar do corpo com alimentação, exercícios e descanso adequado.

Como entrar no universo fitness de vez

Se você quer se transformar em uma mulher fitness existem alguns truques que você pode utilizar para que você tenha mais sucesso nessa transição e encare as mudanças como hábitos permanentes em sua vida.
O primeiro deles é traçar metas para atingir. Se precisa perder peso, determine quantos quilos vai eliminar por mês e se dedique para atingir esse objetivo. Caso esteja querendo ganhar massa muscular ou definir os músculos o processo é o mesmo. Estabeleça uma meta e corra atrás dela!
Outra dica bacana é variar sua rotina de treinos com atividades diferentes que você também goste, como andar de bicicleta ou fazer trilha. Mudar um pouco de ares é sempre bom e um desafio novo será ótimo para você.
Contar sempre com a ajuda de um profissional é outra excelente estratégia para entrar no universo fitness de vez.
O seu nutricionista, instrutor da academia ou personal trainer vão te auxiliar na busca pela melhor alimentação e exercícios para o seu corpo e objetivos, e vão poder adaptar sua rotina conforme você for alcançando as metas.

Leia também