Óculos para cada tipo de rosto

Por: Luiza Olinda

óculos para cada tipo de rosto

Os óculos dão todo um charme e estilo para o visual, e o mais legal é que não precisa ser verão para abusar desses acessórios superestilosos. Até porque, em terras brasileiras sempre tem um solzinho, né?! Entretanto, assim como acontece com cortes de cabelo, maquiagem e outros acessórios, a escolha dos óculos certos está diretamente relacionada com o formato do seu rosto.

Quando os óculos são adequados para o seu tipo de rosto, eles ajudam a equilibrar o formato da face e ficam harmônicos com o visual, fazendo com que o acessório apareça, mas não ofusque o seu rosto.

É claro que a única pessoa que pode escolher os seus óculos preferidos é você mesma, e o mais importante é que você se sinta bonita, mas é interessante saber como harmonizar esses acessórios com o seu rosto para que você possa fazer escolhas mais conscientes.

Óculos para cada tipo de rosto: rosto redondo

O rosto redondo é caracterizado por ter medidas de comprimento e largura proporcionais, nenhuma linha reta em seu contorno, testa curta e bochechas proeminentes.

Para obter os óculos ideais para o rosto redondo, é preciso evitar aqueles que tenham o mesmo formato, e investir nos modelos com linhas retas e formas quadradas e retangulares. O modelo gatinho, que tem as pontas um pouco mais puxadas, também pode ser uma boa opção para contrastar com o formato redondo.

Uma outra dica interessante, que pode contribuir para criar um visual mais alongado, é usar lentes gradientes, aquelas que ficam gradativamente mais claras ou mais escuras.

Óculos para cada tipo de rosto: rosto quadrado

Quem tem o rosto quadrado também tem a largura e comprimento do rosto com medidas bem semelhantes, mas as linhas laterais e horizontais são retas e bastante angulosas.

Para suavizar o formato quadrado, os óculos mais indicados são os com formas arredondadas, o que é muito bacana já que os óculos redondos estão muito na moda ultimamente e existem várias opções no mercado para você escolher.

Os modelos aviador e wayfarer retrô também nunca saem de moda e são excelentes escolhas para quem tem esse formato de rosto.

Para manter a expressão mais delicada, você pode ainda apostar em cores mais próximas do seu tom de pele natural e materiais delicados.

A largura do acessório também é um item importante para harmonizar com o rosto quadrado. O ideal é que os óculos sejam um pouco mais largos do que as maçãs, para não dar a impressão de que são pequenos demais para você.

Óculos para cada tipo de rosto: rosto oval

O rosto oval é tido como um dos mais fáceis de combinar, mas, ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados para que o visual fique harmônico.

Esse tipo de face se caracteriza por ser mais alongada verticalmente, mas ter linhas arredondadas e delicadas em seu contorno. A testa costuma ser um pouco mais larga do que o queixo, fazendo que o formato se pareça com o de ovo de cabeça para baixo.

Tanto os óculos com formatos de armação redondos quanto os quadrados ficam bem nesse tipo de rosto, e a escolha vai depender muito do efeito que você quer causar e da sua preferência pessoal.

Quem quer disfarçar o formato redondo, pode usar, por exemplo, óculos redondos para criar um contraste de formas, ou o modelo gatinho para deixar a face um pouco menos vertical.

Também é preciso tomar cuidado com o tamanho do acessório. Óculos muito grandes ou largos podem acabar escondendo a expressão e deixando o visual muito desequilibrado.

Um truque para calcular o tamanho máximo que os óculos devem ter é garantir que o limite da armação fique entre as suas sobrancelhas e acima das maçãs do seu rosto. Assim fica fácil, não é?!

Óculos para cada tipo de rosto: triângulo invertido

O rosto triângulo invertido, também conhecido como formato coração, é formado por uma testa mais larga e queixo fino e bem marcado. Quem tem a face nesse formato, normalmente, busca equilibrar a parte superior do rosto, que é maior, com a parte de baixo, que é bem estreita.

Isso pode ser feito quando você usa óculos com lentes de formato arredondado, que são mais delicadas e por isso ajudam a suavizar o formato mais anguloso desse rosto. Também é interessante recorrer aos óculos maiores, já que a testa é naturalmente mais larga. Por outro lado, quando você escolhe óculos mais estreitos pode parecer que os acessórios são menores ainda, o que não é muito legal.

Lentes com formato mais triangular e bordas arredondadas também são perfeitas e harmonizam muito bem, já que a base mais larga e reta acompanha o formato da testa, e as pontas mais finas combinam com o desenho do queixo.

Nesse sentido, os óculos como o aviador e o gatinho, que são maiores em cima e menores embaixo, são as melhores escolhas.

Leia também