Thauany Lima

Óleo de argan para o cabelo: conheça o poder desse produto para os cabelos

óleo de argan

Um dos mais conhecidos e poderosos óleos para o cabelo e pele é o argan, ou mais conhecido como ouro de Marrocos. Esse nutriente vegetal é retirado da polpa das nozes e conserva 80% de gorduras insaturadas – elemento que pode alterar o ciclo de crescimento capilar.
O óleo de argan para o cabelo promete: restauração da fibra capilar; fortalecimento dos fios; retardo do envelhecimento do cabelo e revitalização do couro cabeludo.
Mesmo o nutriente sendo um excelente elemento para a saúde dos cabelos, há quem prefira usá-lo na pele, já que ele oferece um efeito hidratante e antienvelhecimento para o corpo, devido às propriedades antioxidantes e vitamina E.
Confira abaixo as principais maneiras de usar esse produto no cabelo.

Para qual tipo de cabelo o óleo de argan é indicado?

Todos os tipos de cabelos podem usar o óleo de argan, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo. Porém, para o uso puro do produto é indicado que os cabelos estejam ressecados, com pontas duplas, fracos e sem vida.
Se o cabelo for oleoso ou misto, não é indicado usar o óleo diretamente no couro cabeludo, já que ele pode agravar o fator oleoso nesta região.
Não existem restrições para o uso do produto na composição de shampoo, condicionador e máscara de hidratação.

Quais as maneiras de usar o óleo de argan no cabelo?

Existem várias maneiras de usar o óleo de argan no cabelo: puro nas pontas do cabelo; inserido no shampoo ou condicionador; máscara de hidratação com o nutriente; óleo reparador de compotas sem enxágue ou óleo de tratamento com enxágue.
A aplicação vai depender da necessidade do seu cabelo, ou seja, se o cabelo estiver precisando de um “help” nas pontas, faça o uso do óleo puro apenas nessa região, certo?

Como usar o óleo de argan puro nas madeixas?

Usar óleo puro no cabelo é um assunto muito delicado, principalmente para quem tem os cabelos oleosos, como já foi mencionado.

A realização da técnica de umectação capilar é uma ótima alternativa para inserir o elemento. Ela pode ser feita antes do banho ou durante a noite:

  • No primeiro caso, aplique o óleo de argan nos cabelos, 30 minutos antes de higienizá-lo. Após o tempo de ação do nutriente, lave e condicione como de costume.
  • Na segunda forma de uso, aplique o óleo em todas as mechas do cabelo e deixe agir durante toda a noite. Na manhã seguinte lave o cabelo e condicione.

Como eliminar os resíduos do óleo do cabelo?

As vezes, é muito complicado eliminar totalmente os resíduos do óleo vegetal do cabelo, mesmo após a higienização.
Para tornar mais fácil essa remoção existe a técnica UCPE (umectar, condicionar, pausar e enxaguar).
Confira o passo a passo do procedimento:

  1. Depois de umectar o cabelo com óleo de argan puro, aplique o condicionador de sua preferência nos fios e deixe agir por 30 minutos.
  2. Após o tempo de ação, enxágue o cabelo com água corrente e certifique-se que o óleo foi eliminado totalmente.
  3. Se ainda existir resíduo do produto, faça novamente o processo com o condicionador.
  4. Após o tempo de eliminação do nutriente, lave o cabelo com o shampoo e condicione novamente.

O condicionador penetra na fibra capilar e se mistura com o óleo, conseguindo eliminar totalmente o produto do cabelo.
Essa técnica de limpeza é a mais saudável para os cabelos, já que elimina o óleo sem causar agressões aos fios.
Gostou das dicas de como e quando usar o óleo de argan no cabelo? Aproveite todos os tratamentos citados para devolver brilho, maciez e saúde as madeixas. Combinado?

Óleo de argan para o cabelo: conheça o poder desse produto para os cabelos
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *