Raquel Fialho

Óleo de rícino: como usar e benefícios para cabelo, pele e barba

Óleo de rícino

Sabe aquele produtinho poderoso que ninguém pode viver sem? Esse é o óleo de rícino.

O óleo de rícino é realmente o produto perfeito! Isso porque ele é superversátil, afinal, ele cuida não só do cabelo como também do corpo, da pele e da saúde. Quer saber mais sobre o seu poder e quais os benefícios do óleo de rícino? Confira tudinho abaixo.

Queridinho das mulheres, o óleo de rícino possui ação poderosa, e isso se dá por conta dos seus componentes, como ácido oleico (ômega 9), ácido linoleico, ácido linolênico (ômega 6), ácido palmítico, ácido esteárico, sais minerais e vitamina E.

Conhecido por seu poder laxante, cicatrizante e hidratante, o óleo de rícino é um óleo vegetal extraído da mamona. Hoje, ele pode ser encontrado facilmente em produtos de beleza quando o assunto é cabelo.

Benefícios do óleo de rícino no cabelo

Hidratação dos fios

Todo mundo sabe o quanto a hidratação para o cabelo é importante para a saúde e vida do fio. Ele necessita de água, lipídios e massa capilar para ganhar mais movimento e ficar longe do ressecamento, do temido frizz e pontas duplas. Por isso, o óleo de rícino é muito utilizado. Pois ele hidratada perfeitamente essa fibra danificada, formando uma película protetora.

Combate a oleosidade e caspa

Por conter propriedades antifúngicas, o óleo de rícino ajuda a diminuir e a acabar com a caspa e a oleosidade excessiva – normalmente causada por fungos. Ele protege e elimina as toxinas, deixando o cabelo limpo, hidratado e saudável.

Restauração e fortalecimento dos fios

Por conta da sua fórmula e ação poderosa, o óleo também ajuda na restauração, crescimento e fortalecimento dos fios. O Ômega 6 e 9 ajudam a estimular o couro cabeludo e os folículos pilosos, deixando os fios mais fortes e com um melhor aspecto, evitando o frizz e o efeito ressecado, também dando brilho, maciez, sedosidade e muito mais vida.

Como usar o óleo de rícino?

O óleo de rícino pode ser usado de diferentes maneiras, como óleo de umectação, reparador de pontas, misturinhas com a máscara de hidratação e umectação capilar (banho ou noturna). Tudo irá depender da sua escolha, mas vamos ensinar cada uma delas e assim você escolhe a que mais se identifica com a sua rotina de cuidados, combinado?!

Óleo de rícino como umectação noturna

Muito conhecida pelas cacheadas e crespas, já que esse tipo de curvatura tem mais tendência ao ressecamento – a umectação ajuda a dar brilho, maciez e mais vida ao hair, especialmente se os fios estiverem danificados.

Para fazer, basta aplicar o óleo mecha por mecha e retirar o excesso com uma toalha. Depois, prenda ao redor dos fios uma toalha ou camisa de algodão, pois esse tipo de tecido não ocasiona atrito com os fios. Feito isso, é só dormir com o produto no cabelo. No dia seguinte, lave o cabelo com shampoo e condicionador para retirar o produto por completo.

Óleo de rícino como reparador de pontas

Para dar maciez, brilho e evitar as pontinhas ressecadas, aplique algumas gotinhas do óleo na palma da mão, em seguida passe apenas nas pontas esfregando-as devagar.

Óleo de rícino em misturinhas

Para essa misturinha, é bem fácil. Basta colocar sua máscara de hidratação preferida em um recipiente, colocar algumas gotas do óleo de rícino e misturar bem. Em seguida, é só aplicar no cabelo e deixar agir em torno de 15 minutos na touca térmica ou 40 minutos sem touca para um melhor resultado.

Óleo de rícino na hora do banho

Na hora do banho, aplique o óleo mecha a mecha, enluvando o comprimento e massageando bem o couro cabeludo, apenas com as pontas dos dedos para não machucar. Deixe agir cerca de 30 minutos, em seguida, é só lavar com shampoo e condicionador normalmente.

Se você gostou dos benefícios do óleo de rícino no cabelo, indicamos o uso do óleo de umectação capilar UAUUU #todecacho da Salon Line, que é 100% vegetal e composto por óleo de rícino.

Benefícios do óleo de rícino para barba

Além de cuidar das mulheres, o óleo de rícino também é muito indicado aos homens, isso porque o óleo age na barba da mesma forma que ele age nos cabelos das mulheres. Pode ser usado para estimular o crescimento da barba e deixar o fio hidratado e forte.

Benefícios do óleo de rícino para a pele

Além de cuidar do cabelo, o óleo de rícino também trata a pele. Por isso, ele é indicado para o tratamento de peles ressecadas, com cicatriz, celulite, acne e envelhecimento.

Que o óleo de rícino possui diversos benefícios, isso a gente já descobriu. Porém, para utilizá-lo na sua rotina diária, principalmente como tratamento, é importante procurar sempre antes um profissional dermatologista para verificar se a maneira de uso está correta. Dessa forma, você consegue o melhor resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *