Tayla Pinotti

O que são os óleos essenciais e como podem ser usados?

Óleos essenciais

Quando falamos em óleos essenciais, é comum vir à mente a imagem de um produtinho cheiroso dentro de um vidro que as pessoas colocam em cima da cômoda, não é mesmo? Mas, os óleos essenciais são muito mais do que isso.

Eles estão em toda parte, desde o perfume que você usa, até nos detergentes para a lavagem de roupas e nos medicamentos para combater um resfriado. Ficou curiosa? Saiba mais sobre os óleos essenciais e aproveite seus benefícios.

Mas, afinal, o que é um óleo essencial?

Feitos a partir de flores, ervas, árvores, arbustos, espinhos e todos os tipos de vegetais, os óleos essenciais são, literalmente, a essência das plantas das quais eles surgem. Podem ser definidos como líquidos altamente concentrados e que, consequentemente, tem um cheiro agradável.

Como fazer óleo essencial?

Para obter o óleo, o método vai depender da flor ou planta do qual é extraído. Isso porque cada uma delas tem composições, texturas e estruturas diferentes, precisando, assim, de processos específicos para soltar seus componentes aromáticos.

Para extração, existem três métodos principais: a extração de absoluto (feita a partir da extração com uso de solvente), a destilação a vapor (o calor quebra a planta e seus componentes aromáticos) e expressão ou prensagem (pode ser feita à mão ou com prensa mecânica, extraindo o óleo a partir da casca da fruta).

Como os óleos essenciais podem ser usados?

Os óleos costumam ser bastante complexos, podendo conter até 300 substâncias diferentes em um único frasco. Por este motivo, quando usado para fins terapêuticos e medicinais, é indicado procurar profissionais especializados que possam recomendar a melhor forma de uso.

Algumas formas para incluir os óleos essenciais na sua rotina são: aromaterapia, massagem, banho de imersão e de chuveiro, compressas, inalações e escalda pés. Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma delas.

Aromaterapia

Técnica que utiliza óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro e o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. A aromaterapia se popularizou muito nos últimos anos.

Se quiser saber mais sobre o método, as formas de realizá-lo e para queserve cada óleo, clique e saiba tudo sobre aromaterapia.

Massagem

Os óleos essenciais de eucalipto, camomila e alfazema são ótimos para aliviar o estresse e a tensão muscular por meio de massagem, pois ajudam a estimular a circulação do sangue, amenizando a tensão dos músculos.

Para fazer massagens relaxantes, procure sempre óleos com propriedades terapêuticas e com o aroma agradável, pois o cheiro tende a fixar no corpo. Utilize de 5 a 10 gotas do óleo para realizar a técnica.

Banho de imersão e de chuveiro

Se você procura uma opção prática, os banhos – tanto de imersão, na banheira, quanto os banhos no chuveiro – podem ser ótimas opções. O óleo essencial de alecrim é perfeito para estimular a circulação e eliminar o cansaço, sendo bastante revigorante.

No banho de imersão, basta diluir na água 1 gota de óleo vegetal e de 5 a 10 gotas de óleo essencial. Já para o banho no chuveiro, a dica é pingar até 5 gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro, dessa forma, o produto será inalado durante o banho.

Compressas

As compressas podem ser quentes (indicadas para cólicas menstruais e estomacais, cãimbras e dores musculares), mornas (ideais para tratar peles irritadas, inflamadas, secas ou inflamadas) ou frias (indicadas para tratar inflamações, inchaços, queimaduras, picadas de inseto ou até febre e dores de cabeça).

Basta escolher a temperatura e misturar de 5 a 6 gotas de óleo essencial em 1 litro de água. Em seguida, coloque um pano limpo dentro d’água e aplique-o sobre a área a ser tratada.

Inalação

Considerada a forma mais completa de obter os benefícios dos óleos essenciais, esse método facilita a chegada das moléculas no sistema límbico do cérebro.

Para realizar a técnica, é necessário respirar o óleo diretamente do frasco, inspirando profundamente e, em seguida, segurando o ar por cerca de 3 segundos antes de expirar.

Escalda-pés

Se você sente seus pés cansados e doloridos, use os óleos essenciais para acalmar a sensação de peso. Utilize uma bacia com aproximadamente 2 litros de água quente ou morna e acrescente de 10 a 15 gotas de algum óleo com propriedade relaxante, como os de capim limão, lavanda, abeto e hortelã verde, por exemplo. Ótima opção também é massagem para relaxar os pés.

Os óleos essenciais devem ser diluídos em algum óleo vegetal, vinagre ou álcool de cereais. Em seguida, basta colocar os pés e deixá-los “descansando” por cerca de 15 minutos.

O que são os óleos essenciais e como podem ser usados?
4.8 (96%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *