Tayla Pinotti

Olho inchado: quais as causas e tratamentos?

pálpebra inchada

Se você já se olhou no espelho e se deparou com o olho inchado, provavelmente a sua primeira reação foi se perguntar o que poderia ter causado e como você poderia tratar aquilo, certo?

Na verdade, existem diversos fatores que podem fazer com que os olhos fiquem inchados. Em alguns casos, apenas um dos olhos fica inchado, mas também existem casos onde os dois olhos são afetados, que é quando acontece o chamado inchaço bilateral.

Veja abaixo quais são as possíveis causas do inchaço no olho e como tratá-las.

Olho inchado o que pode ser?

Alergia

Não é muito difícil identificar quando os inchaços nos olhos acontecem por causa de uma alergia, pois outros sintomas também se manifestam nesse caso. Entre eles estão: coceira, espirros, coriza e nariz entupido. Geralmente, existe uma causa para esta alergia e o inchaço dos olhos é, na verdade, uma consequência.

O primeiro passo é descobrir o que causou a alergia nos olhos, pois tratando esse problema diretamente, seus olhos irão desinchar.

Terçol

Muitas pessoas já tiveram terçol em algum momento da vida. Esse problema está diretamente relacionado ao inchaço dos olhos, pois o terçol é uma inflamação do olho, que tem como causa a infecção das glândulas dos cílios. Outros sintomas podem ser desencadeados pelo terçol, como dores localizadas, dificuldades para abertura dos olhos e lacrimejamento em excesso.

O ideal é procurar um oftalmologista para que ele indique o melhor tratamento para cada caso. Mas, para aliviar os sintomas, é possível fazer compressas com água morna no local do terçol de 3 a 4 vezes ao dia, durante aproximadamente 5 minutos.

Conjuntivite

A conjuntivite também é um problema bastante conhecido. Ela é uma infecção dos próprios olhos, que tem como consequência um olho vermelho e inchado. Em alguns casos, o olho também expele uma secreção amarelada durante a conjuntivite.

Assim como para o terçol, o ideal é se consultar com um oftalmologista para identificar qual a possível causa da conjuntivite. O próximo passo é fazer o uso de colírios anti-inflamatórios ou até mesmo pomadas oftálmicas.

Pancada na região dos olhos

Qualquer pancada, trauma ou contusão na região dos olhos pode provocar inchaço nos olhos, muitas vezes até instantaneamente.

A primeira coisa a ser feita é compressa de gelo no local para evitar um inchaço ainda maior, mas também é fundamental ir a um pronto socorro ou se consultar com um oftalmologista na hora da pancada para evitar possíveis traumas mais graves.

Celulite orbital

Assim como a conjuntivite, a celulite orbital também é uma infecção do próprio olho. Ela pode surgir por causa de bactérias que passam dos seios nasais para os olhos. A celulite orbital pode aparecer durante crises de sinusite.

O mais indicado é ir ao hospital para tratar esse problema, que geralmente é curado com o uso de antibióticos.

Calázio

O calázio é um nódulo de aproximadamente 2 a 8 mm que contém um líquido interno. Ele pode aparecer na pálpebra superior ou inferior, em apenas um ou nos dois olhos. Não é uma doença maligna, nem contagiosa, mas pode ser incômoda, principalmente pela aparência.

Muitas vezes, o calázio desaparece naturalmente, mas, mesmo que ele não seja um problema muito grave, o ideal é procurar um oftalmologista.

Herpes ocular

Causada pelo mesmo vírus do herpes labial, a herpes ocular pode ser transmitida pelo contato com gotículas de saliva, pelo contato com a secreção nasal ou até mesmo com o conteúdo líquido do herpes labial. Geralmente, elas aparecem somente em um dos olhos e se caracteriza pela formação de “bolinhas” na região externa dos olhos.

Essa doença pode ser tratada com o uso de medicamentos antivirais, de colírios ou de pomadas. O ideal é começar o tratamento logo que os primeiros sintomas aparecem para que algo mais grave não se desenvolva ou acarrete na perda da visão.

Blefarite

Essa inflamação acontece na região da pálpebra e acontecem quando há um bloqueio das glândulas que regulam a oleosidade. Esse problema costuma surgir em pessoas que têm o hábito de esfregar o olho com frequência. Além do inchaço, a blefarite também causa desconfortos e o surgimento de secreções (remelas).

Você pode fazer um tratamento caseiro que consiste em colocar uma toalha morna sobre o olho afetado por cerca de 15 minutos. Use um colírio hidratante para remover as remelas e evitar o acúmulo de bactérias.

Longo período de choro

Este motivo não está relacionado com doença, mas sim algo comportamental. Muitas pessoas costumam ficar com os olhos inchados depois de chorarem por muito tempo.

Nessa situação, a única forma de ter os olhos normais novamente é esperar para que o inchaço diminua.

O que achou de nossas dicas? Cuidar da saúde é imprescindível, tanto física quanto mental. Problemas psicológicos podem resultar em sintomas corporais, por isso, veja como manter a sanidade mental em algumas situações e nos conte sua experiência.

1 comentário neste post

  1. José Nascimento disse:

    Agradeço muito mesmo por essa matéria, graças a vocês identifiquei o meu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *