Bianca

Organização: dicas para um ambiente de trabalho mais organizado

organização

Pode até não parecer, mas fatores externos como a organização do seu ambiente têm o poder de impactar diretamente na sua produtividade e afetar a qualidade do seu trabalho.

Quando o seu local de trabalho está desorganizado, você leva mais tempo para encontrar o que precisa, pode perder documentos importantes e sente que tudo ao seu redor está um caos. E fica difícil trabalhar assim, não é mesmo!?

Se você quer mudar esse cenário no seu local de trabalho confira essas dicas de organização!

Organização no ambiente de trabalho: separe e armazene

A primeira etapa de uma boa organização é identificar o que você tem no seu ambiente de trabalho, seja em seu home-office ou no escritório da empresa, e começar a fazer uma separação dos itens.

De um lado, coloque aquilo que você vai jogar fora imediatamente, no outro, elementos que precisam receber algum tipo de tratamento antes de serem descartados (como documentos que ainda devem ser digitalizados), e separe também o que você vai manter.

Aquilo que for guardar deve ser armazenado em pastas, caixas e outros objetos específicos para organização. Use etiquetas para identificar aqueles que você não vai ver com muita frequência para se lembrar do que se tratam.

Organização no ambiente de trabalho: mantenha o que você usa mais perto

Outro ponto importante para garantir a organização é criar uma arrumação em que tudo o que você mais usa esteja sempre à mão, e aquilo que raramente é útil no seu dia a dia fique mais distante.

Assim, livros, cadernos e pastas que você consulta diariamente precisam ficar no seu gaveteiro ou em prateleiras que você possa alcançar facilmente. Enquanto isso, outros materiais podem ficar nas partes mais altas das estantes ou em outra sala.  

Organização no ambiente de trabalho: aposte nos móveis certos

Se você quer realmente reorganizar o seu ambiente de trabalho, pode ser necessário rever até mesmo o mobiliário.

Quando se trata do seu home-office, a escolha dos móveis deve ser estratégica e pensada para a sua rotina de trabalho, dispensando qualquer outro item que não seja realmente essencial para trabalhar.  

Se o espaço é pequeno, móveis mais simples e minimalistas são melhores do que os grandes, que podem fazer com que o espaço pareça mais “entulhado” e acabam só servindo para empilhar coisas que você não usa.

Caso tenha muito material para armazenar, investir em estantes, nichos e prateleiras é o ideal.

Por fim, tenha o cuidado também de posicionar sua mesa perto de tomadas, para poder usar seu computador, impressora e outros equipamentos, e em um local que receba iluminação suficiente para você trabalhar com conforto.

Organização no ambiente de trabalho: cada coisa em seu lugar

O desafio da organização não é só arrumar uma única vez, mas manter tudo sempre organizado. Isso pode ser um pouco complicado no começo, mas é um hábito que vai te ajudar muito.

Uma vez que tiver definido um lugar específico para cada item do escritório, tente devolvê-lo sempre para o mesmo local depois que terminar de utilizá-lo.

Organização no ambiente de trabalho: faça uma lista dos materiais que precisa repor

Faltar papel na impressora ou envelope para mandar uma correspondência pode prejudicar toda a dinâmica de trabalho do seu dia a dia.

Por isso, o ideal é que você crie uma lista para acompanhar quais materiais precisarão ser repostos, e quando será necessário comprá-los, para que não faltem quando você mais precisar.

Organização no ambiente de trabalho: invista na organização digital

Não adianta muito se todo o seu ambiente físico for organizado e os arquivos no seu computador estiverem uma bagunça. É preciso que a organização do trabalho esteja alinhada tanto no mundo digital quanto no físico.

Crie pastas para organizar assuntos específicos do trabalho e, se possível, use recursos como a nuvem, na qual você pode salvar documentos para acessar em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. A nuvem ajuda principalmente quem trabalha em projetos que tem colaboração de outros profissionais ou costuma atuar em outros locais além do escritório.

Organização no ambiente de trabalho: lembre-se do lixo

Um dos hábitos mais perigosos é esquecer que existe um lixo e que ele pode ser colocado bem perto de você. Muitas vezes, você tem algo para jogar no lixo, como um documento que já foi digitalizado, mas acaba deixando em cima da mesa para descartar depois.

E aí, já sabe o que pode acontecer, não é? Aquilo que ia para o lixo pode acabar se misturando com documentos que você precisa guardar e acabar criando uma grande confusão.

O ideal para manter a organização e evitar que esse tipo de problema aconteça é manter um cesto de lixo sempre por perto e descartar aquilo que precisa ser jogado fora na hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *