Talitha Benjamin

Como a rotina corrida pode estar afetando a sua saúde mental

Entre trabalho, estudos e compromissos em geral, fica difícil ter tempo para lazer, descanso e ainda cuidar da saúde mental. Uma rotina desgastante e estressante pode ser responsável por transtornos mentais como ansiedade, depressão e a síndrome de Burnout, um transtorno causado pela frequência do estresse e desgaste causado pelo ambiente de trabalho. Para combater o estresse e ansiedade causado pelo acúmulo de obrigações e preocupações, organizar a rotina pode ser um grande passo.

A falta de organização atrapalha a concentração, pois exige um esforço mental maior para que você consiga se lembrar de todos os seus compromissos e obrigações. Esse esforço extra, para quem já tem muito com o que se preocupar, acaba sendo mais desgastante ainda. Para aprender como organizar o tempo e evitar estresses desnecessários, confira essas 4 dicas de organização para melhorar sua rotina:

Defina horários para os compromissos

Defina horários para os compromissos

É normal que algumas tarefas não tenham um horário certo para acabar, mas é importante definir quanto tempo aquele compromisso vai te levar para que você consiga ter uma ideia de quantas horas irá precisar dedicar para aquela situação em particular. Além disso, definir horários para cada tarefa te ajuda a manter o foco e a concentração, já que se as suas atividades têm hora para acabar, ficando mais fácil de evitar a procrastinação.

Use uma agenda

Use uma agenda

Essa é meio óbvia, mas depender somente da sua memória para lembrar de cada detalhe do dia pode demandar um esforço mental que facilmente poderia ser direcionado a algo mais importante. Ter uma agenda, seja física ou virtual, para lembretes, eventos e metas semanais faz com que você não precise se lembrar de tudo o tempo inteiro, além de ser uma forma de se organizar melhor para resolver pendências futuras, ao invés de se desesperar para fazer tudo em cima da hora.

Considere o lazer e a saúde na hora de organizar suas atividades

Organizar rotina

Ir ao médico ou descansar é tão importante quanto seus compromissos de trabalho ou estudos, então nada de priorizar trabalho e outras obrigações enquanto negligencia você mesmo! Atividades físicas, hobbies, tempos de descanso, encontro com os amigos e família, consultas médicas e até o seu sono são tão sagrados quanto todas as outras atividades que te rendem algum retorno financeiro. Por isso,nada de deixá-las de fora do seu planejamento.

Defina recompensas para si mesmo

como organizar o tempo

Organizar a rotina não é tão complicado quanto parece, o difícil mesmo é segui-la à risca. Para te motivar a obedecer o seu cronograma, estabeleça recompensas por finalizar tarefas importantes, como por exemplo: para cada duas horas de foco no trabalho sem distrações, você tem direito à 20 minutos de descanso vendo vídeos ou usando redes sociais. As recompensas podem ser guloseimas, uma pausa para ver um episódio de uma série ou um filme, ou um jantar caprichado. O importante é que a recompensa te motive a manter-se focada, e ainda te proporcione aquele sentimento de missão cumprida que a gente tanto ama.

Agora que você já tem as dicas de como organizar a rotina, já comece a planejar o seu fim de semana com a nossa lista de rolês criativos para quem cansou de fazer a mesma coisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *