A volta das famosas papetes

Por: Luana Queiroz
Papetes
Veja toda a elegância e conforto que as papetes podem trazer.

Com design marcante e polêmico, as papetes voltaram com força total e conquistaram os pés das fashionistas. Esse sapato ultraconfortável foi um clássico dos anos 1990 e, agora, grandes marcas estão fazendo a sua versão moderninha.

Mas se você acha que essa sandália não tem a ver com moda, saiba que ela está dentro de várias tendências que você já viu –  e até usou! – por aí. Vem conhecer a história e o porquê da fama das papetes.

História das papetes

Hit dos anos 90, as papetes são sandálias com tiras grossas, que deixam os dedos à mostra e tem como principais características serem confortáveis e anatômicas, e como detalhe marcante o velcro nas tiras, que as deixam bem ajustadas nos pés.

Mas as papetes não surgiram nos anos 90 e, na verdade, são bem mais antigas: elas nasceram no século XVIII, na Alemanha, e eram feitas originalmente de cortiça, látex e camurça.

Nos últimos anos, as papetes caíram nas graças de grandes nomes da moda e se consolidaram no streetwear com uma incrível variedade de modelos, estampas, cores, texturas, aplicações e até brilho! 

Tendência dad sandals

As papetes estão no grupo das conhecidas “dad sandals” (algo como “sandálias do papai”), que têm modelos robustos, solas pesadas e o velcro nas tiras, remetendo aos modelos de sandálias usados por pais, tios e avôs.

Mas as “dad sandals” não chegaram do nada: elas vieram na onda da tendência “gorpcore”. Esse nome deriva da palavra “gorp”, que é uma mistura de nozes que os montanhistas comem como lanche. 

Em resumo, o “gorpcore” é uma mistura de streetwear com trajes típicos de esportes da natureza, como trekking ou caminhada. Por isso, o conforto é a palavra de ordem desse estilo.

Dad sandals
Papete é a união de tendência e conforto

Tendência ugly shoes

Não é de hoje que algum modelo de sapato se torna polêmico na moda e é considerado não tão bonito assim. Só que mais que uma discussão estética, isso se tornou um estilo e as papetes estão dentro dele: os ugly shoes – “sapatos feios” em português.

Os ugly shoes são tênis e sandálias menos delicados e que são queridinhos entre as fashionistas. Outros sapatos que estão junto com as papetes nesse grupo são os chunky sneakers (aqueles tênis bem grandes) e as birkenstocks (sandálias de sola de cortiça com 2 tiras grossas).

Ugly shoes
Aposte na papete para compor seu look

Motivos para você usar papete

Se depois de saber que as papetes estão dentro das principais tendências de moda quando  assunto é sapato você ainda não está convencida, vamos te dar 3 motivos para você ter uma papete agora:

São confortáveis

De materiais leves e de tiras com velcro que se ajustam aos pés, as papetes são uma alternativa para quem quer um toque de moda no look, mas sem abrir mão do conforto. Além disso, por deixar os dedinhos de fora, é ótima para os dias quentes de verão.

São urbanas

Não é porque ela está ligada à tendência “gorpcore” que as papetes são feitas para o campo! Pelo contrário, elas ficam perfeitas em looks urbanos, podendo ser as protagonistas da sua composição, principalmente em modelos com tiras coloridas e glitter.

São versáteis

As papetes podem te acompanhar no escritório sim! Uma forte tendência vista lá fora é a combinação alfaiataria e papete. E sabia que você pode usar papetes em dias mais frios? Neste caso, as it girls apostam em meias estilosas.

Inspirações de modelos de papetes

Agora que você sabe tudo sobre a volta dessas sandálias tão peculiares, inspire-se com a seleção de fotos de papetes e escolha a que melhor se encaixa no seu estilo!

Leia também