Tayla Pinotti

Para que serve cada pincel de maquiagem e como usar cada um

Quando falamos em maquiagem, logo pensamos em base, pó, blush, iluminador e batom, mas quase nunca lembramos dos pincéis.

Apesar disso, eles são tão importantes quanto qualquer outro item de maquiagem, afinal, sem eles não seria possível fazer makes de arrasar.

E a variedade de pincéis é tão grande que muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre para que serve cada pincel de maquiagem.

Se você também não sabe, vem com a gente, que a gente te explica!

Para que serve cada pincel de maquiagem profissional?

Os pincéis profissionais não se diferenciam muito dos para maquiagens amadoras. O que muda, na verdade, é que os profissionais de beleza possuem uma quantidade maior (enquanto pessoas comuns tem apenas dois ou três) e, muitas vezes, de marcas melhores.

Como saber para que serve cada pincel de maquiagem?

Cada pincel é desenvolvido especificamente para uma parte do rosto (como o pincel de sombra, que tem o design feito para a pálpebra), ou para uma técnica de maquiagem (como o esfumado nos olhos, por exemplo).

Por isso, a função de cada pincel de maquiagem varia de acordo com o formato e tamanho das suas cerdas, podendo ser mais compridos, mais achatados, mais finos ou mais grossos.

Veja abaixo quais são e para que servem os pincéis:

Pincel para base

Mulher passando base no rosto com pincel de maquiagemAlgumas pessoas preferem usar as mãos ou uma esponja para espalhar a base pelo rosto, mas usar as mãos pode não ser uma boa ideia, principalmente para quem sofre com oleosidade.

Nesses casos, o melhor a se fazer é usar um pincel para aplicação de base, que pode ser um “língua de gato”, ou um pincel formato kabuki, que tem o corte reto e as cerdas mais densas. Ambos são ideais para espalhar a base por todo o rosto, além do pescoço e colo.

Um pincel que está fazendo muito sucesso aqui no Brasil é o pincel escova oval, que serve tanto para a aplicação de base, quanto para de pó e blush. Suas cerdas macias e seu design conquistaram muitas adeptas.

Pincel para corretivo

Mulher passando corretivo no rosto com pincel de maquiagemOs pincéis para corretivo são bastante parecidos com os pincéis de base, com a diferença que as cerdas são menores.

Eles também podem ser encontrados no formato língua de gato, ou no formato kabuki, mas, enquanto o língua de gato é ideal para espalhar o produto, o kabuki pode servir também para corrigir manchas na pele.

Pincel para pó

Mulher passando pó no rosto com pincel de maquiagemSe você já viu algum kit de pincéis para maquiagem por aí, deve ter notado que sempre existe o maiorzão da turma. Esse é o pincel para pó.

Os pincéis para aplicação de pó facial têm a cabeça mais fofa e maior que a dos outros, mas a variedade dos formatos também é grande. Além do pincel formato kabuki, existem diversos tipos de pincéis que ajudam na aplicação do pó, como o pincel de pó regular, que é um dos mais usados pelas mulheres.

Pincel para blush

Mulher passando blush no rosto com pincel de maquiagemÉ muito importante ter um pincel somente para a aplicação do blush, pois esse produto é super pigmentado. Os pincéis de blush são parecidos com os de pó, mas são um pouco menores e suas cerdas são menos grossas.

Pincel para sombra

Pincéis para sombraExistem diversos tipos de pincéis para sombra. Muitos estojos de sombra, inclusive, acompanham um pincelzinho para aplicação, mas este é ideal, principalmente, para a aplicação da sombra na pálpebra móvel. Se você quiser fazer um efeito olho esfumado, por exemplo, o ideal é usar um pincel específico para esfumar.

Já para a área do côncavo, o ideal é usar um pincel de sombra angular. E o pincel chanfrado fino é ótimo para aplicar sombra nos contornos ou fazer traços finos nas pálpebras da parte de cima.

Pincel para iluminador

Pincéis para iluminadorIluminar o rosto é uma técnica que já entrou na rotina e muitas mulheres. Existem diversos pincéis para realizar essa técnica, entre eles, aquele que se parece uma vassourinha, conhecido como pincel leque. Ele também é ótimo para aplicação de blush e um ótimo pincel para remover o excesso de produtos de maquiagem do rosto.

Pincel para batom

Mulher passando batom com pincel para maquiagemO batom é um dos itens de maquiagem mais fáceis de borrar, por isso, o pincel para batom pode ser uma boa alternativa na hora de colorir os lábios. Os pincéis de batom são bem fininhos, mas possuem cerdas firmes e longas, com a ponta mais fina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *