Tayla Pinotti

Parei o anticoncepcional e minha pele ficou horrível. E agora?

anticoncepcional qual mal para pele

A decisão de parar de tomar anticoncepcional pode até parecer simples, mas é muito mais complexa do que se imagina.

Após um longo período utilizando esse método contraceptivo, é normal que o corpo passe por mudanças quando para de receber os hormônios da pílula anticoncepcional.

Entre as principais alterações estão a desregulação da menstruação, piora na cólica, variação no peso, oscilações no humor e mudanças na pele.

Todos esses fatores fazem com que as mulheres tenham receio de abandonar o anticoncepcional, afinal, essas mudanças podem ser bastante desagradáveis.

Muitas delas, inclusive, se deparam com um rosto cheio de espinhas após pararem de tomar pílula e até as menos vaidosas podem acabar sofrendo com as alterações de pele, já que a autoestima é diretamente afetada.

Isso acontece porque o remédio ajuda a controlar os androgênios, atuando diretamente na diminuição da oleosidade e da formação de espinhas na pele.

O mais curioso é que mesmo mulheres que não tiveram muita acne na adolescência podem ficar com feridas na pele, já que a pausa no anticoncepcional é uma das principais causas da acne ativa na fase da mulher adulta.

Então, miga, se você está passando por esse momento, fique calma! É possível voltar a ter uma pele impecável depois de parar de tomar hormônio, sim!

anticoncepcional qual mal para pele

O primeiro passo é procurar um dermatologista

É importante lembrar que a fase da mulher adulta não é exatamente igual à da adolescência e, por isso, nem sempre um simples sabonete adstringente vai resolver o problema.

Sempre que uma mulher decide parar com o anticoncepcional, a dica é procurar um dermatologista imediatamente, pois ele poderá orientar sobre as melhores opções de pomadas, cremes, tratamentos e até remédios específicos.

Depois, o tratamento começa

Após a consulta com um dermatologista, é necessário dar início ao tratamento e também a rotina de cuidados com a pele de acordo com o que foi prescrito.

Geralmente, é necessário passar por sessões de limpeza de pele, peeling ou até sessões de laser, dependendo do caso.

O tratamento oral (com remédios manipulados ou com antibióticos) e o tratamento tópico também são feitos em casa, pois isso ajuda a acelerar o resultado. É importante lembrar que o tempo e até o recurso terapêutico variam de acordo com cada pessoa.

As maquiagens certas também podem ajudar

Para disfarçar as manchas na pele, uma alternativa é recorrer ao uso de maquiagens, pois elas ajudam a dar um “up” na autoestima.

No entanto, é necessário ficar atenta, pois não é indicado sair passando qualquer produto! É importante escolher aqueles com ativos não comedogênicos (que entopem os poros) e com FPS (proteção solar).

Além disso, a pele precisa estar limpa na maioria do tempo. Então nada de usar make em casa, certo?

Parei o anticoncepcional e minha pele ficou horrível. E agora?
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *