Thauany Lima

6 passos de como cuidar do cabelo infantil sem sofrimento

Cabelo infantil
Nem toda criança gosta de cuidar das madeixas, não é mesmo? Principalmente quando se trata dos cabelos crespos e cacheados.
O cabelo infantil é mais delicado e o couro cabeludo mais sensível e, por essas razões que o momento de desembaraçar e organizar os fios pode ser extremamente doloroso para os pequenos.
Não usar os produtos certos ou acessórios adequados para o tipo de cabelo da criança, pode ser um dos principais erros dos responsáveis, por isso é tão importante se atentar as dicas dos profissionais nesse momento.
Saiba como cuidar do cabelo infantil sem causar sofrimento, tudo em apenas seis passos fundamentais. Confira!

Se o cabelo for crespo ou cacheado, desembarace antes da higienização

Pode parecer estranho desembaraçar o cabelo antes de lavar, mas acredite, esse passo é fundamental para evitar dores posteriores.
De baixo do chuveiro, use um condicionador infantil – sempre indicado para a curvatura capilar da criança – antes do shampoo. Se o cabelo for cacheado ou crespo, use um pente com os dentes largos para desembaraçar o hair.
Se achar mais fácil, divida o cabelo em quatro partes e desembarace mecha por mecha.

Use um shampoo ideal para o tipo de cabelo da criança

Pode parecer besteira, mas o shampoo pode ajudar, e muito, na hidratação capilar infantil, tudo porque dependendo do tipo de cabelo, o produto vai higienizar preservando as proteínas, vitaminas e nutrientes das madeixas.
Lembre-se: use o shampoo apenas na raiz do cabelo, massageando levemente, limpando todo o couro cabeludo.

Cabelo infantil também precisa de máscara de hidratação

A máscara de hidratação é responsável por repor vitaminas, nutrientes e umidade que os cabelos perdem ao longo dos dias, seja pelos fatores climáticos, como sol, chuva, frio, vento, entre outros, ou pela falta de cuidados regulares.
Mesmo o shampoo sendo indicado para a curvatura capilar ele causa certa agressão aos fios, já que acaba abrindo um pouco as cutículas da fibra capilar, precisando da máscara de hidratação para fechá-las.
Todo cabelo infantil, principalmente o cacheado e crespo, precisam de hidratação semanalmente.

Condicionador para cabelo infantil

O condicionador deve ser usado após a máscara de hidratação, ajudando a selar ainda mais as cutículas que foram abertas pelo shampoo.
Nesse momento você deve desembaraçar novamente o cabelo, ainda no banho, tudo para mantê-lo organizado e sem nós.

Finalizador capilar para as crianças

Esse passo é essencial para o cabelo dos pequenos, afinal, vai ajudar a definir, proteger e manter hidratado as madeixas.
O leave-in usado para finalizar o cabelo deve ser adequado para cada curvatura, seja as 1ABC (lisos) 2ABC (ondulados) 3ABC (cacheados) ou 4ABC (crespos).
Cada creme traz a reposição da necessidade que a textura capilar da criança precisa, como os óleos vegetais, elemento escasso nos cabelos crespos, por exemplo.

Mantenha o corte do cabelo em dia

Não existe a idade certa para cortar as pontinhas dos cabelos das crianças, mas é sempre bom mantê-las impecáveis.
Quando se está com o corte em dia, é menos provável que as pontas ressequem e formem nós. Ou seja, evita-se que o desembaraço traga dor aos pequenos.
Atente-se a todos os passos, principalmente quando se trata do cabelo infantil crespo e cacheado, que requer mais cuidado e atenção.
Confira também como decidir pelo corte de cabelo masculino infantil para o seu filho.

6 passos de como cuidar do cabelo infantil sem sofrimento
4.8 (95%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *