Tayla Pinotti

Chá de valeriana: um ingrediente poderoso para uma boa noite de sono

chá de valeriana

O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo não só pelo sabor agradável, mas também porque conta com propriedades que auxiliam em diferentes incômodos da vida. No caso do chá de valeriana, os benefícios estão fortemente relacionados à melhora no sono e no combate à ansiedade.

Embora os chás de valeriana vendidos comercialmente possam conter uma variedade de ervas diferentes, o ingrediente principal dessa bebida é justamente a planta valeriana, chamada de Valeriana officinalis. Ela cresce principalmente na América do Norte e do Sul, mas é nativa da Europa e China.

Além de ser conhecida por seu cheiro distinto, que muitos descrevem como semelhante a meias sujas, a valeriana também é famosa por ser considerada uma “poção mágica para o sono”. Por isso, se você está sofrendo com a insônia ou se está enfrentando problemas para dormir, confira abaixo tudo sobre essa planta.

Para que serve o chá de valeriana

Um estudo revelou que uma única dose de valeriana permitiu que eles atingissem o sono profundo 36% mais rápido. Isso porque a valeriana contém uma série de compostos que podem reduzem a quebra de GABA (ácido gama-aminobutírico), um mensageiro químico que ajuda a regular os impulsos nervosos no cérebro e no sistema nervoso.

Os pesquisadores demonstraram que os baixos níveis de GABA relacionados ao estresse agudo e crônico estão ligados à ansiedade e ao sono de baixa qualidade. Dessa forma, a bebida melhora a resposta ao estresse e mantendo níveis adequados de substâncias químicas cerebrais estabilizadoras do humor.

Alguns laboratórios também já mostraram que a valeriana pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais e também pode melhorar as ondas de calor e a insônia em mulheres na pós-menopausa, de acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Vale lembrar, porém, que o consumo contínuo por vários dias – cerca de até quatro semanas – pode ser necessário antes que esses efeitos sejam perceptíveis.

Como fazer chá de valeriana

O chá de raiz de valeriana é vendido com mais frequência na forma de saquinhos de chá, mas você também pode encontrar alguns fornecedores que vendem a variedade de folhas soltas. Para preparar a bebida, basta seguir um simples passo a passo, confira:

1º passo: coloque um saquinho de chá de valeriana ou um infusor de chá contendo cerca de uma colher de sopa de folhas soltas em uma xícara;

2º passo: coloque a água para ferver e, em seguida, desligue-a para reduzir a temperatura levemente – o ideal é que o líquido tenha entre 90 e 95º Celsius;

3º passo: despeje 250 ml de água sobre o saquinho de chá ou sobre o infusor;

4º passo: deixe as folhas de chá em infusão por quanto tempo você desejar. Para quem gosta de um chá mais leve, uma infusão de 2 minutos é suficiente. Já uma infusão de 3 a 5 minutos irá resultar em uma xícara de chá mais forte que fornece efeitos mais intensos;

5º passo: remova o saquinho de chá ou infusor ou coe as folhas soltas da xícara antes de beber. Prontinho!

Dica: para amenizar o gosto forte da bebida, você pode adicionar leite ou mel para deixar o sabor mais docinho. Algumas pessoas também costumam adicionar hortelã ou camomila, mas esses chás também podem ter um efeito calmante, por isso, tenha cuidado se optar por misturá-los!

Alerta: como o chá de valeriana pode causar sonolência, é importante não tomá-lo se você planeja dirigir, operar máquinas ou realizar trabalhos e atividades que requeiram vigilância! Deixe para tomar o chá de valeriana durante a noite ou quando tiver um tempinho para relaxar e nunca a misture com remédios, álcool ou qualquer coisa que promova sono ou relaxamento muscular. Aproveite e confira também 6 hábitos simples que vão te ajudar a dormir melhor.

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