Pé de galinha: como eliminar as marcas de expressão?

pé de galinha

Conforme envelhecemos, nossa a pele tende a perder a elasticidade e a firmeza, nesse momento é que a flacidez e as marcas de expressão começam a aparecer. E uma das áreas em que essas marcas mais aparecem é em volta dos olhos.

Nessa região, a nossa pele é um pouco mais fina e sensível e a contração repetitiva das pálpebras e da pele ao redor dos olhos faz com que apareçam linhas que marcam a expressão e resultam no famoso pé de galinha.

O que é pé de galinha?

Os pés de galinha são as marcas que podem aparecer nos cantos externos dos olhos. Eles recebem esse nome porque, normalmente, as linhas são horizontais e lembram bastante as patas desses animais.

Na maioria das mulheres, o pé de galinha aparece somente depois dos 40 ou 50 anos, mas pode começar a ser visível em algumas na casa dos 20 anos ou 30 anos.

Se você ainda não tem pé de galinha ao redor dos olhos, vamos te mostrar algumas formas de se prevenir e tentar suavizar o aparecimento das linhas, e também alguns dos principais tratamentos para eliminar o pé de galinha.

Como diminuir as chances de ter pé de galinha

Algumas atitudes podem diminuir as chances de você ter pé de galinha quando envelhecer ou fazer com que as linhas sejam mais suaves.

A principal dica para evitar o aparecimento do pé de galinha é tentar não forçar os olhos. Se você tem algum tipo de dificuldade para enxergar e vive forçando os olhos para tentar ver melhor, deve parar já com isso e procurar um oftalmologista!

Para evitar a contração constante dos músculos dos olhos, também não é indicado forçar muito a expressão quando for sorrir.

O sol é um fator que pode acelerar o envelhecimento da pele e, consequentemente, agravar o pé de galinha. Então, quando for se expor a ele, busque sempre usar óculos de sol e nunca deixe de aplicar protetor solar. Se usar aqueles que são específicos para o rosto e para a área dos olhos é melhor ainda!

Os cuidados diários com a pele também são essenciais para garantir que você vai envelhecer com saúde e continuar linda. Por isso, é importantíssimo limpar a pele com sabonetes adequados, tonificá-la e hidratá-la diariamente com produtos específicos para o seu tipo de pele.

No fim do dia, sempre retire a maquiagem com um demaquilante e volte a repetir o processo de limpeza, tonificação e hidratação antes de dormir.

Hábitos de vida ruins como beber pouca água e fumar também podem acentuar os pés de galinha no futuro, então, se você quer evitar esse problema estético, o ideal é abandonar o cigarro e beber, pelo menos, 1,5 litro de água todos os dias.

Cremes para pé de galinha

Existem diversos cosméticos no mercado que ajudam a sublimar as linhas de expressão, incluindo os pés de galinha.

Normalmente esses cremes são ricos em alguns elementos como os retinóides, que são capazes de estimular a produção de elastina e colágeno (que garantem uma pele mais elástica e saudável), melhorando os sinais de envelhecimento.

A vitamina C e elementos antioxidantes também costumam ser bem presentes nos cremes que reduzem as linhas de expressão e pés de galinha, porque são elementos fundamentais para a manutenção e reparação do tecido, deixando a pele mais bonita e renovada.

Muitos cremes para linhas de expressão têm indicações por idade, o que facilita bastante a escolha, mas o ideal mesmo é que você consulte um dermatologista para que ele possa te indicar os melhores cosméticos para cuidar da sua pele.

Tratamentos para pé de galinha

Quem já apresenta as marcas ao redor dos olhos pode contar com diversos tratamentos estéticos, mais e menos invasivos. Vamos conhecer alguns deles:

Peeling ácido retinóico:

Processo que descama a pele, o que estimula a renovação celular da pele envelhecida e estimula a produção de mais colágeno e elastina.

Ácido hialurônico:

Trata-se de um produto que preenche as linhas mais baixas que formam o pé de galinha, fazendo com que a aparência das marcas fique mais suave.

Toxina Botulínica:

Também conhecida como botox, é um elemento que paralisa os movimentos em uma determinada área. Quando aplicada ao redor dos olhos ela pode prevenir o aparecimento do pé de galinha ou fazer com que as marcas não se intensifiquem.

Laser CO2 fracionado:

A técnica promove uma espécie de queimadura. Para se recuperar, a derme passa a produzir mais colágeno e se contrai, o que faz com que a superfície da pele fique mais esticada.

Radiofrequência:

A radiofrequência é um procedimento estético que envia ondas de calor que promovem a criação de novas fibras de elastina e colágeno. Isso renova a pele e a deixa com uma aparência mais jovem.

Leia também