Tayla Pinotti

5 formas de pedir desculpas, mesmo sendo uma pessoa orgulhosa

Pedir desculpas

Muitas pessoas acreditam que pedir desculpas é sinônimo se humilhar diante de alguém e, por vaidade ou orgulho, acabam tendo dificuldade para acertar possíveis mal-entendidos.

Um dos principais motivos que faz com os mais orgulhosos hesitem em pedir perdão é o fato de que, muitas vezes, a reação do outro pode ser negativa e, nem sempre as desculpas são aceitas facilmente.

No entanto, é preciso lembrar que aceitar um pedido de desculpas pode ser tão difícil quanto fazê-lo. Quem foi magoado precisa de tempo para digerir tudo o que aconteceu e, por isso, a reação pode ser negativa.

Mas, independentemente da reação da pessoa, pedir perdão é sempre ato bastante nobre e, em muitos casos, é até libertador – afinal, reconhecer os próprios erros não demonstra apenas humildade, mas também respeito próximo.

Leia também: Gentileza gera gentileza: Atitudes gentis que você pode adotar para o seu dia a dia

Se mesmo sabendo de tudo isso, você ainda enfrenta dificuldades na hora de se desculpar, confira abaixo 5 formas que podem de fazer isso sem se sentir tão desconfortável.

Use sinônimos para a palavra “desculpa”

A palavra “desculpa”, especificamente, pode soar muito forte e ser uma das causa desse enfrentamento de resistência na hora de pedir perdão. Por isso, a dica é buscar sinônimos que deixem a situação mais confortável, como, por exemplo um simples “foi mal” ou “foi erro meu”, “deixei passar” ou “me confundi”. Escolha a expressão que te deixa mais à vontade, mas tenha em mente que a intenção é a mesma.

Ofereça um “presente” como pedido de desculpas

Discutiu com o(a) parceiro(a) ou com algum amigo, mas não quer pedir desculpas? Então que tal comprar algo simples, mas de coração para ele/ela? Flores e chocolates são os presentes mais clássicos para essas situações, mas você pode inovar e optar por algo que seja mais a cara da pessoa que você magoou.

Escreva um bilhete falando sobre o que sente

Colocar os sentimentos e pensamentos em um papel é sempre uma ótima forma de expressar as emoções sem precisar, de fato, falar. Por isso, se você não está confortável para uma conversa, escrever uma carta ou bilhetinho vai te ajudar a se redimir sem muito constrangimento. Diga o que você está pensando e só peça desculpas se realmente se sentir à vontade.

Leia também: Frases de boa noite para surpreender quem você ama

Admita a sua dificuldade em pedir perdão

Lá no fundo você sabe que está errado(a), mas mesmo assim não quer dar o braço a torcer? Admitir a dificuldade para pedir desculpas também pode ser uma forma de se desculpar. Diga que para você a tarefa não é fácil, mas que você não quer acumular mágoa e, por isso, quer resolver a situação de alguma forma – mas esteja preparado(a) para qualquer reação.

Corrija seu erro com uma solução

Pedir desculpas nem sempre é a melhor forma de resolver algum problema. Ao invés disso, você pode corrigir o seu erro propondo alguma solução, por exemplo: você esqueceu de uma compromisso? Então tente remarcá-lo. Se falou alguma bobagem deixou a pessoa magoada, conserte dizendo a coisa certa. Lembre-se que existem sempre diversas formas de resolver um mal-entendido.

Leia também: Como educar os filhos: Dicas para te ajudar com os pequenos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *