Talitha Benjamin

Confira 3 receitas simples e eficientes de peeling caseiro

Peeling caseiro

Oleosidade, acne, manchas e cravos são problemas que quase todo mundo enfrenta em algum momento da vida. Não é à toa que existem inúmeras maneiras de prevenir ou se livrar desses problemas e manter a pele bonita e saudável, que vão desde o uso de químicas, cirúrgicas ou procedimentos naturais, como o peeling caseiro, por exemplo.

O peeling é uma descamação controlada da pele que estimula a renovação das células utilizando métodos químicos ou físicos. O nome deriva do termo em inglês “to peel”, que significa descascar. Parece doloroso e invasivo, mas é totalmente seguro e eficaz, se realizado de forma correta.

Para que serve o peeling químico e físico?

O peeling age contra as rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes causadas pela acne ou para controlar a oleosidade da pele. Ele também ajuda a prevenir a perda de elasticidade e o envelhecimento precoce. Existem dois tipos: o químico e físico.

O peeling químico se dá por meio de agentes químicos, como os ácidos salicílico, glicólico e retinóico para remover as camadas superficiais da pele para que as células se renovem a partir daí. Já o físico utiliza agentes que promovem a descamação de forma direta, utilizando pequenos aparelhos ou cremes abrasivos (que causam fricção). Um dos métodos mais procurados é o peeling de diamante e o peeling de cristal.

Por que investir no peeling caseiro?

Peeling químico descamação

Existem peelings de diferentes níveis, desde os mais leves, que atingem as primeiras camadas da pele, até os mais profundos, que devem ser realizados apenas com médicos especializados. No entanto, existe um método de realização do peeling caseiro que pode ajudar muito na regeneração da derme, de níveis mais superficiais e que não causam risco de lesão.

O peeling caseiro pode ajudar a clarear a pele, desobstruir os poros e diminuir as manchas de acne e rugas superficiais. Confira a seguir 3 receitas de peeling caseiro para experimentar:

1) Peeling caseiro de açúcar com azeite

Nessa receita, a abrasão ocorre através dos cristais de açúcar presentes na composição, que vão promover a esfoliação da pele. Já o azeite consegue penetrar nas camadas mais profundas com o seu poder de nutrição. Esse peeling pode deixar a pele mais clara, viçosa e com uma diminuição nas rugas e linhas de expressão.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal
  • 1 colher (sopa) de azeite extra-virgem

Preparo

Misture os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta homogênea. Depois, aplique-a suavemente na área do rosto antes do banho, com a pele levemente umedecida. Em seguida, tome banho normalmente, sem aplicar sabão na área do peeling. Realize esse processo a noite.

2) Peeling clareador de aveia com iogurte

Neste peeling, o farelo de aveia vai agir para eliminar as células mortas, enquanto o ácido lático presente no iogurte inibe a produção de melanina. É ideal para quem possui manchas no rosto e em áreas escurecidas do corpo.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de farelo de aveia
  • 1 colher (sopa) de iogurte natural

Preparo

Junte os dois ingredientes e misture até combinar. Primeiro, lave o rosto ou a área a ser aplicada com um sabonete apropriado para o seu tipo de pele, e em seguida, aplique a mistura em movimentos circulares, dando maior atenção às áreas mais escuras. Massageie suavemente por três minutos e depois lave bem para retirar a mistura.

3) Peeling de pepino e leite de soja

Essa receita é ideal para reduzir o inchaço do rosto, pois ela ajuda a prevenir a retenção de líquido e estimula a circulação sanguínea do local.

Ingredientes

  • Casca de 1 pepino
  • 1 copo (250 ml) de leite de soja

Preparo

Bata os dois ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Aplique a pasta no rosto e deixe agir por vinte minutos. Retire a mistura cuidadosamente com água fria e prossiga com a sua rotina de cuidados com a pele normalmente.

Além de manter outros cuidados, como uma alimentação equilibrada e estar sempre hidratada, o peeling caseiro pode te ajudar a ter uma pele saudável, viçosa e cheia de vida. Gostou das receitas? Melhore ainda mais os seus cuidados com a pele e confira quais são os produtos básicos para manter uma rotina de skin care!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *