Talitha Benjamin

Afinal, o que é uma pele mista e como cuidar dela?

Veja tudo sobre sua pele mista e confira todos os produtos para hidratar a sua pele de modo saudável

Nem oleosa, nem seca: essa é a definição mais simples de pele mista. Característica por ter bastante brilho e excesso de oleosidade na zona T (que abrange testa, nariz e queixo), nas demais regiões, a pele mista sofre com a opacidade. Justamente por isso é que os tratamentos requerem um equilíbrio entre a oleosidade o ressecamento.

Antes de tudo, é preciso entender que não se pode tratar desse tipo de pele da mesma forma em todas as regiões, já que cada área possui uma necessidade diferente. Uma pele mista que necessita de cuidados costuma ter espinhas, cravos e áreas de descamações causados pelo excesso e pela falta de óleo simultaneamente.

Como escolher um bom sabonete para pele mista?

A limpeza é uma etapa fundamental do skincare: ela elimina impurezas, toxinas e prepara a pele para receber outros produtos. No caso da pele mista, o ideal é fugir de fórmulas muito carregadas de óleos ou muito secas. Prefira as fórmulas neutras, indicadas para peles levemente oleosas ou mistas, de preferência com textura líquida, em creme ou mousse. Na hora de limpar, use movimentos suaves e dê mais atenção para as áreas oleosas do rosto.

Para combater a oleosidade, utilize loções tônicas em todo rosto ou adstringentes apenas na zona T. A esfoliação deve ser feita de uma a duas vezes por semana nas áreas oleosas, e a cada 15 dias nas áreas secas.

Como usar o hidratante na pele mista?

O hidratante facial é, talvez, o produto mais importante da rotina de skincare. Após a tonificação, não dispense uma boa hidratação, que será responsável pela renovação das células e proteção do rosto. Escolha um produto específico para a pele mista e fuja das fórmulas pesadas e oleosas.

Uma outra dica é apostar em produtos com ativos calmantes, como camomila, chá verde e ácido hialurônico, já que estes controlam a oleosidade da pele.

Qual o melhor filtro solar para pele mista?

O filtro solar é essencial para a proteção de qualquer pele, inclusive a pele mista. Ele não deve ser esquecido de jeito nenhum – nem mesmo nos dias em que o sol não é tão agressivo. Ele protege a derme contra a radiação solar, que é responsável por manchas, envelhecimento precoce, rugas e a perda de firmeza, além de aumentar o risco de câncer de pele.

Na hora de escolher o melhor filtro solar, vale a mesma regra para o hidratante: fórmulas leves, livres de óleos (oil free). Você pode investir também em produtos que já tragam o filtro solar em sua composição, como o hidratante ou a base, por exemplo, e garantir a proteção da sua pele sem precisar perder muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *