Tayla Pinotti

Pele oleosa: dicas para controlar a oleosidade durante o dia

Mulher jovem, com cabelo curto, limpando a pele oleosa do rosto

Quem sofre com oleosidade na pele sabe que esse problema não interfere só no aspecto do rosto, mas também na rotina como um todo.

Isso porque quem tem a pele oleosa precisa ter uma série de cuidados diários para evitar que o rosto fique com aspecto “brilhante”.

Se você tem a pele oleosa, veja abaixo algumas dicas para controlar esse problema no dia a dia.

Como controlar a oleosidade da pele? Dicas básicas

Lave o rosto sempre ao acordar e antes de dormir

Pessoas com a pele oleosa devem lavar o rosto, no mínimo, três vezes ao dia, sendo que a primeira deve ser logo ao acordar e a última deve ser antes de dormir. O ideal é realizar essas lavagens usando um sabonete para pele oleosa, pois eles proporcionam uma limpeza profunda.

Use diariamente protetor solar para pele oleosa

Usar filtro solar é essencial para manter uma pele saudável. No caso das peles oleosas, o mais indicado é optar por protetores com fórmulas oil free, em gel ou com efeito matte, pois estes são mais leves e absorvidos com mais facilidade.

Tenha sempre na bolsa um lenço umidecido para o rosto

Existem lenços umidecidos para o rosto que ajudam a controlar a oleosidade da pele sem remover a maquiagem. Vale a pena carregar um pacotinho desses lenços na bolsa para usá-los quando a pele já estiver com aspecto “ensebado”.

Controle a oleosidade do seu cabelo

Um cabelo oleoso só contribui para uma pele oleosa e vice-versa. Por isso, se você também sofre com a oleosidade no cabelo, aposte em uma boa lavagem e opte por um shampoo que combata as disfunções do couro cabeludo, como o Shampoo Detox S.O.S Bomba da Salon Line. O ideal é lavar os cabelos com o shampoo detox três vezes por semana, no mínimo.

Maquiagem para pele oleosa: dicas

Não é só porque você tem a pele oleosa que você não pode usar maquiagem. Você pode, sim, caprichar na make, contanto que use produtos apropriados para a sua pele. Veja algumas dicas para fazer uma maquiagem em peles oleosas:

Sempre limpe bem o rosto

Antes de começar qualquer maquiagem, é importante estar com a pele limpa. Os produtos adstringentes são ideais para quem sofre com oleosidade na pele. Outra opção é usar a água micelar, que ajuda a limpar a pele sem desequilibrar a produção de óleo do seu rosto.

Use um primer em gel

O primer pode ser um ótimo aliado para quem tem a pele oleosa, pois esse produtinho faz a maquiagem fixar muito melhor no rosto e evita que a make fique com aquele efeito “derretido” ao longo do dia.

A textura em gel é ideal para quem sofre com a oleosidade, pois ajuda a deixar a pele com efeito “matizado”. Esse produto deve ser aplicado em todo o rosto, depois que sua pele já estiver limpa e seca.

Use base para peles oleosas

Depois que o primer já estiver seco no rosto, você pode aplicar a base. É claro que, se você sofre com oleosidade no rosto, deve optar por uma base para pele oleosa. Por isso, quando você for escolher a sua base, além de prestar atenção se ela é da cor do tom da sua pele, você também deve estar atenta para qual tipo de pele ela é indicada.

Caso seja necessário, peça ajuda para um vendedor na hora de escolher a base perfeita para o seu rosto e tente sempre optar pelas que são livres de óleo na composição. Você também pode optar por bases com efeito matte.

Tenha um pó translúcido

O pó, além de deixar a pele com um efeito mais seco e aveludado, é o responsável por fixar outros produtos, como a sombra e o blush. Quando for se maquiar, aplique o pó com um pincel apropriado e evite a esponjinha que geralmente acompanha esse produto, pois ela ajuda a transmitir mais oleosidade para a pele.

O pó translúcido é ideal para fazer retoques ao longo do dia, porque ajuda a deixar o rosto com aspecto mais opaco, eliminando a oleosidade em excesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *