Talitha Benjamin

Pele quente x pele fria: entenda a diferença

Pele quente ou Fria

Geralmente, na hora de escolher cores para pele quente ou fria – seja de maquiagem, de roupa ou da sua nova cor de cabelo – costuma-se levar em consideração apenas a tonalidade da pele, o que não está errado, mas também não é o suficiente. Existe um monte de textos por aí falando sobre pele quente e pele fria, mas a dúvida que paira é: o que é isso e como descubro qual delas é o meu caso?

Primeiramente, vamos explicar do que estamos falando: toda derme, além de ter um tom (que pode ser claro, médio ou escuro), tem também um subtom (que pode ser frio, neutro ou quente). Identificar esses tons é extremamente importante para saber quais produtos realçam, suavizam e contrastam suas feições e quais não dão certo.

Afinal, quem nunca comprou aquela base que parecia até ser o seu tom certo, mas ficou um horror depois de aplicar? Ou aquele batom que você amou a cor mas depois que aplicou, descobriu que não combinou nada com você? Conhecer os seus tons pode te ajudar a escolher melhor as cores e ficar ainda mais bonita!

Maquiagem para pele fria? Descubra primeiro qual é o seu tom

Pantone de cores quentes ou frias
Tiras de cores, dos tons mais quentes para os frios

Para entender como funciona a colorimetria da pele, é preciso primeiro aprender um pouco sobre a extensa gamas de cores: são consideradas frias os tons azulados e acinzentados. Já os quentes são os amarelados e alaranjados, enquanto as neutras são os tons cinzas, beges, marrons e verdes. No entanto, dependendo da mistura de cores, elas acabam pendendo para o mais quente ou o mais frio.

Descobrir o seu tom e subtom é bem fácil e isso vai revolucionar a forma como você escolhe as cores. As peles quentes costumam ter tonalidades puxadas para o rosa e o vermelho, enquanto as peles frias lembram mais o cinza e o azul, em tons mais gélidos. A tonalidade das veias também pode ajudar: se você enxerga as suas veias com um tom vermelho, sua pele é fria. Se enxerga verde ou azul, sua pele é quente.

A melanina é o pigmento responsável por dar coloração à pele, ao cabelo e pêlos, e aos olhos. Ela define os nossos tons naturais e produz pigmentos de cor azul, vermelho e amarelo e as mistura para criar o nosso tom, que será uma mistura única. Quanto mais melanina, mais escura será a sua cor.

Descobriu o seu subtom? Escolha as cores que mais te realçam

Cores quentes ou frias

Escolher as cores para pele fria ou quente é essencial para realçar seus traços e a sua cor natural. Isso vale para cores de cabelo, de roupas, acessórios e maquiagem.

As peles quentes em geral são amareladas, esverdeadas ou com o tom de oliva. Geralmente, ficam na média entre as claras e escuras, e costumam se bronzear com facilidade. Para realçá-las, aposte em tons metálicos dourados e tons terrosos. Cores como coral, vermelho e laranja também são ótimas para realçar os lábios e em acessórios.

Já as peles frias são mais abrangentes, com tons rosados e avermelhados. Podem ser tanto peles negras azuladas, quanto brancas com bastante opacidade. É a pele que queima ao se expor ao sol. As cores corretas para realçar esse tom são os metais prateados, rosa, azul e tons acinzentados (indo até o preto). Para realçar os lábios, aposte na gama entre rosas marcantes, vermelhos e bordô.

Seja a sua pele quente ou fria, há um tom certo para você. Aposte nos testes e descubra quais tons realçam sua cor e fique ainda mais bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *