Tayla Pinotti

Pele seca: como reverter rachaduras e asperezas?

pele seca

Além de envolver e proteger o corpo inteiro, a pele possui diversas funções, como regular a temperatura corpórea, reservar nutrientes e conter terminações nervosas sensitivas.

Mas, quando estamos com a pele seca ou ressecada, essas funções podem ser prejudicadas. Por isso, é muito importante cuidar muito bem desse órgão que corresponde à mais de 15% do peso total do nosso corpo.

Muitas pessoas sofrem com ressecamento de pele e entre as principais causas desse problema estão: fatores climáticos, fatores genéticos, banhos com água muito quente, uso de tecidos sintéticos, baixa ingestão de água, idade, efeito colateral de medicamentos, entre outras.

Existem três níveis de ressecamento: o leve, o moderado e o intenso. E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, uma pele seca não é característica apenas por não ser “macia”.

Esse tipo de pele também pode apresentar rachaduras, descamação, alergias e até mesmo o surgimento de manchas, dependendo do nível de ressecamento.  

Mas a boa notícia é que, muitas vezes, basta ter uma rotina de cuidados com a pele para reverter as rachaduras e asperezas da pele seca. Veja abaixo algumas dicas de cuidados.

Dicas para evitar e tratar o ressecamento da pele

Beba bastante água

Primeiramente, beba bastante água! Ela é importante para todo funcionamento do organismo e também ajuda a manter uma pele saudável e bonita. E não basta beber pouca água, o correto é beber, pelo menos, de 2 a 3 litros por dia. Pode parecer muito, mas essa é quantidade ideal para manter a pele hidratada.

Para lembrar de beber água sempre, ande com uma garrafinha de pelo menos meio litro por onde você for. Se você tem dificuldades para “lembrar de beber água”, você pode criar alarmes no seu celular de 2 em 2 horas avisando que está na hora de você se hidratar.

Mantenha a pele limpa e evite banhos muito quentes

Pode parecer óbvio, mas tomar banho é muito importante para manter a pele saudável. Porém, banhos de banheiras devem ser limitados. Você também pode aproveitar a hora do banho e usar um sabonete para pele seca por todo o corpo.

Também é importante lembrar que os banhos com água muito quente não são recomendados, pois a água com temperatura muito elevada contribui para o ressecamento da pele.

Além disso, quem tem a pele seca também deve evitar a prática de esportes na água que envolvam muito cloro, como hidroginástica e natação, que são praticadas em piscinas.

Mantenha a pele sempre hidratada

Além de hidratar o corpo bebendo água, você também pode e deve usar um hidratante para pele seca no seu corpo. Para algumas pessoas, usar esses produtos pode parecer vaidade, mas hidratar a cútis é fundamental para manter a pele sempre saudável.

Recentemente, a Salon Line lançou a linha “Na Pele” com seis óleos para o tratamento de pele ressecada e extra seca. O uso contínuo do óleo corporal promove uma pele hidratada e saudável constantemente, pois forma uma camada protetora que impede a perda excessiva de água.

Os óleos corporais devem ser usados após o banho para garantir o resultado desejado. Espalhe pequenas porções do óleo sobre todas as partes do corpo, principalmente nas mais ressecadas, depois enxágue ou seque com uma toalha.

Você também pode levar um creme para pele seca na bolsa para usar sempre que for necessário. Dê preferência para produtos que contenham bons agentes hidratantes na sua composição, como vitamina E, camomila, aloe vera, calêndula, amêndoas e etc.

Use filtro solar diariamente

Como diz a música: use filtro solar! Sério, ele é muito importante para os cuidados com a pele e, mesmo assim, muitas pessoas se esquecem completamente de usar esse produto no dia a dia.

Quem tem a pele seca pode optar por um filtro solar com ação hidratante. Também é importante ter cuidado com a exposição exagerada ao sol, pois ela acelera o envelhecimento cutâneo.

Evite usar produtos com álcool

Existem muitos produtos para a pele que possuem álcool na composição, mas essa substância pode deixar a pele irritada e ainda mais ressecada. Ao contrário das pessoas com pele oleosa, que devem evitar produtos com óleo, quem tem a pele seca pode abusar dos óleos e hidratantes.

Dê atenção para a pele do seu rosto

Não é apenas a pele do corpo que sofre com o ressecamento, muitas pessoas possuem a pele do rosto ressecada e, nesse caso, os cuidados são ainda mais importantes.

Por isso, mantenha o seu rosto sempre hidratado com a ajuda de cremes hidratantes para o rosto e de filtro solar. Lembre-se de também higienizá-lo com produtos específicos para pele seca e fuja dos produtos com álcool.

Evite roupas de fibras sintéticas

Se você tem a pele seca, fuja das roupas feitas com fibras sintéticas ou lã e dê preferência para as de fibras naturais (de algodão ou seda, por exemplo), pois elas permitem que a pele respire melhor.

Procure um dermatologista

Se a sua pele estiver muito ressecada, o ideal mesmo é buscar a ajuda de um profissional. Só ele poderá dizer quais são possíveis causas desse problema e te indicar o tratamento mais adequado. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação de um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *