Tayla Pinotti

Entenda qual é a função do pH facial

PH da pele

Certamente você já se deparou com algum produto de cuidados com a pele do rosto que prometem “equilibrar o pH”, mas você sabe qual é a função do pH facial?

Dra. Bárbara Carneiro, dermatologista clínica e medicina estética da clínica FC, explica que o pH (potencial Hidrogeniônico) mede o nível de acidez da pele e é responsável por combater bactérias e fungos, além de proteger contra infecções, alergias e coceiras.

De acordo com a dermatologista, o pH médio da pele varia de 4,6 a 5,8 e é determinado pelo suor e pela gordura que são liberados pelas glândulas sebáceas e sudoríparas.

No entanto, esse número pode variar devido à vários fatores, como a região do corpo, o uso de produtos químicos, água muito quente na hora do banho e até mesmo aplicação de maquiagem ou cosméticos em excesso, por exemplo.

O amadurecimento do próprio organismo também altera o pH. “Não existe uma idade específica em que o pH começa a ficar desequilibrado, mas conforme vamos envelhecendo, a tendência é que o potencial Hidrogeniônico fique cada vez mais neutro. É por este motivo que começam a surgir rugas e manchas no nosso rosto”, esclarece a dermatologista.

Tipos de pele de acordo com a acidez do pH facial

A pele oleosa tem o pH básico – superior a sete. As principais características desse tipo de pele são aspereza, poros dilatados, poucas rugas, brilho intenso e presença de cravos e espinhas.

A pele normal tem o pH neutro – igual a sete. Nesse caso, o aspecto da pele é macio, liso e com poucos poros visíveis.

A pele seca tem o pH ácido – inferior a sete. Quem tem a pele seca costuma sofrer com sensibilidade, além de ter poros visíveis e rugas finas. A cútis também costuma ser mais fina e opaca.

Dra. Bárbara Carneiro explica que a pele conta com uma propriedade que regula o pH e faz com que ele volte sozinho ao seu valor normal.

No entanto, é importante sempre estar atento ao que acontece com a sua pele, além de evitar o uso de produtos que possam comprometer o pH dela. A dica é usar produtos com pH neutro e evitar cosméticos com corantes ou fragrância.

Indícios de que o pH da pele está desequilibrado

Alguns sinais de alerta podem indicar que o pH da sua pele está em desequilíbrio. Oleosidade excessiva, pele muito seca, hipersensibilidade, coceiras, espinhas e até rugas são indícios de que há algo errado com o pH facial. Se você está enfrentando algum desses problemas, não deixe de procurar um dermatologista.

Entenda qual é a função do pH facial
4.8 (96.67%) 6 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *