Tayla Pinotti

Pó translúcido: veja como usar e obter uma finalização perfeita!

pó translúcido

O pó translúcido é um dos novos queridinhos das mulheres que amam maquiagem! Esse produtinho é, na verdade, uma versão moderna do pó de arroz.

Durante muitos anos, alguns negros usavam pó de arroz no rosto para parecerem mais brancos. Em meados de 1914, um jogador de futebol chamado Carlos Alberto ficou conhecido como “pó de arroz” por usar o produto durante os jogos, pois o meio futebolístico era muito racista e não admitia jogadores negros. Bizarro, né!?

Hoje em dia, o pó de arroz ganhou um novo nome e várias funções (ainda bem)!

Mas você sabe o que é pó translúcido?

Pó translúcido é um produtinho muito usado para retocar maquiagem. Diferente do pó facial comum, o pó translúcido não tem pigmentação de cor e, por isso, ele dá um acabamento aveludado à pele sem adicionar cobertura e cor.

Ele pode ser tanto numa versão compacta, similar ao pó comum, ou numa versão mais solta, variando de acordo com as marcas.

Geralmente, a cor do produto é branca, ou até mesmo rosinha ou amarelada, mas não se assuste! No rosto ele fica transparente.

Por isso, independente do seu tom de pele, você pode, sim, usar o pó translúcido! Se você tem a pele negra, a dica é testar várias marcas para não acabar comprando um pó que vai deixar seu rosto acinzentado.

Muitas meninas já aderiram ao pó translúcido durante o dia a dia e os maquiadores também super recomendam!

E para que serve o pó translúcido?

Além de servir para retocar a maquiagem sem adicionar cor e tirar o brilho da pele, o pó translúcido também tem várias outras utilidades na hora de compor a make! Confira abaixo alguns deles:

Matizar os batons

Se você tem um batom cremoso em casa e sempre imaginou como ele ficaria lindo se fosse matte, o pó translúcido é perfeito para dar esse efeito que você sempre sonhou!

Muitas meninas voltam a usar batons cremosos antigos e esquecidos depois que descobrem essa técnica. Basta aplicar o pó dando pinceladas suaves por cima do batom na boca até perceber que ele atingiu o efeito matizado.

Tirar a oleosidade da pele

Ele é ideal para amenizar a oleosidade e o brilho da pele, pois dá um efeito “matte” à maquiagem sem pesar o visual.

Os pós tradicionais também tem essa função, mas o resultado é bastante diferente, pois os pós comuns deixam o visual um pouco mais pesado, já que a cada retoque é acrescentado mais uma camada de cor. No caso do translúcido, o efeito é muito mais natural e menos pesado.

A aplicação pode ser feita por todo o rosto, dando mais atenção à zona T, que é onde há maior concentração de oleosidade.

Fazer a sombra e a maquiagem durarem mais

Outro motivo que faz o pó translúcido ser tão queridinho é que ele faz a maquiagem durar mais tempo no rosto! Isso porque seu efeito seco tem melhor adesão na pele.

No caso das sombras, é necessário aplicar o pó translúcido nas pálpebras antes de passar a sombra. Ele ajuda a segurar o pigmento da sombra por mais tempo e pode ser aplicado com as pontas dos dedos.

Selar o corretivo

Se você não é tão adepta da maquiagem no rosto todo, ou se, quando está com pressa, costuma só usar corretivo, o pó translúcido vai te ajudar bastante!

Ele é ideal para selar corretivos mais cremosos e deixar o efeito super natural. Basta aplicar o pó por cima do corretivo!

Não deixar o lápis de olho escorrer

Se você tem costume de usar lápis de olho na linha d’água, você sabe que, quando chega o final do dia ele está todo escorrido.

O pó translúcido ajuda a não deixar isso acontecer! Basta aplicar o pó logo abaixo a linha d’água. Você vai perceber a diferença no seu dia a dia.

E como usar pó translúcido?

O pó translúcido deve ser aplicado sempre com um pincel e nunca com uma esponja. Não exagere na quantidade aplicada e sempre esfume bem com o pincel para que o rosto não fique branco!

Se você vai à algum evento importante onde provavelmente vai tirar muitas fotos, tire uma selfie com flash do seu celular para ver se o pó ficou muito marcado.

Muitas famosas já usaram o pó translúcido e depois foram clicadas e ficaram parecendo que tinham o rosto branco. Isso acontece porque esse pó possui partículas que refletem a luz, mas que não aparecem com a luz natural. Muito doido, né!?

Por isso, é importante tomar cuidado na hora de aplicar esse produto! Mas não tenha medo, use o pó translúcido e arrase por aí! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *