Talitha Benjamin

Pompoarismo: o que é, como praticar e quais são os benefícios

Pompoarismo

Por causa do tabu que censura o corpo da mulher, a vagina não costuma receber a mesma atenção e preocupação que os outros órgãos. Essa negligência faz com que a maioria das mulheres se preocupe com a sua intimidade apenas na hora do banho ou durante o sexo, o que pode interferir diretamente em um aspecto muito importante: a sexualidade.

No entanto, assim como qualquer outra parte do corpo, a genitália feminina não pode ser ignorada dessa forma. A musculatura vaginal, por exemplo, precisa ser exercitada tanto quanto as outras. É aí que entra o pompoarismo, a técnica milenar de tonificação e fortalecimento da região da pelve e do períneo que oferece inúmeros benefícios para a saúde sexual.

O que é o pompoarismo?

O pompoar é o ato de contrair os músculos vaginais. Parece muito simples, mas essa técnica, vinda da Índia e aperfeiçoada na Tailândia, vai muito além do movimento de contração.

No Ocidente, o pompoarismo se popularizou graças ao ginecologista americano Arnold Kegel na década de 1940. Kegel utilizou a técnica para criar uma série de exercícios que tinham como objetivo fortalecer os músculos vaginais e, assim, prevenir a flacidez local.

O tabu social que permanece em volta da sexualidade feminina, no entanto, acabam por estigmatizar o pompoarismo, quando na verdade a técnica se trata de uma valorização do corpo, pois exercita um órgão que costuma ser desconhecido e inexplorado pela maioria das mulheres.

Benefícios para a saúde e para o prazer

Para a mulher que opta por deixar a vergonha de lado e começa a praticar as técnicas de pompoarismo, os benefícios podem ser observados já nas primeiras semanas de exercícios regulares. Para se ter uma ideia, uma musculatura vaginal tonificada ajuda a prevenir cólicas menstruais, infecções e incontinência urinária, alivia os sintomas da menopausa e estimula o trânsito intestinal.

Além de fazer um bem danado para a saúde, o pompoarismo também proporciona uma melhora na experiência durante as relações sexuais. As contrações voluntárias aumentam o fluxo sanguíneo da vagina, o que potencializa as chances de orgasmos mais intensos e múltiplos. O canal vaginal também se torna mais flexível, o que diminui a dor e o desconforto durante a penetração.

Além disso, o pompoarismo também proporciona um maior entendimento sobre o corpo e a sexualidade – dois aspectos que geralmente não ganham muita atenção quando falamos do mundo feminino. Conhecer o próprio corpo e a aumentar o seu contato com o prazer traz grandes benefícios psicológicos e ajuda no desenvolvimento da autoestima da mulher.

E o melhor de tudo? É super fácil de reproduzir, e com alguns minutos diários de dedicação e disciplina, você consegue aproveitar todos os benefícios dessa técnica maravilhosa! Confira:

Como fazer as técnicas de pompoarismo:

Basta contrair e relaxar os músculos da região pélvica, simples assim! No entanto, é importante que você se consulte regularmente com o seu ginecologista, pois problemas como miomas, endometriose e infecções já existentes podem não responder bem às contrações.

Para as iniciantes, a sequência recomendada é comprimir a vagina por 5 segundos – o movimento é semelhante àquele de segurar o xixi. Fazendo três séries, 30 vezes por dia, é possível notar os resultados nas primeiras semanas. Pode parecer muito, mas o movimento é tão simples que logo mais a contração pode ser prolongada por mais tempo, para 10 e depois para 15 segundos.

Você também pode criar a sua própria frequência e ir alternando conforme a resposta do seu corpo. O pompoarismo pode ser praticado enquanto deitada, sentada, em pé, no trabalho, no ônibus ou durante outros exercícios físicos. O importante é que as contrações não ultrapassem os 15 minutos por dia, e que você os faça diariamente.

Quando se sentir confortável, e após algum progresso, você pode introduzir alguns acessórios. A bolas Ben Wa, também conhecidas como bolinhas tailandesas, e os cones vaginais podem ser encontrados em diversos tamanhos na maioria dos sex shops, físicos ou on-line.

Com o acompanhamento de um ginecologista e dedicação, você pode desfrutar de todos os benefícios físicos, sexuais e psicológicos do pompoarismo. Aproveite também e confira os 5 benefícios proporcionados pela masturbação feminina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *