Raquel Fialho

Poros do couro cabeludo e pele saudáveis: cuidados essenciais

poros

Um cabelo saudável requer cuidados especiais e para manter os fios também bonitos, o couro cabeludo deve ser cuidado.

Normalmente, ele é esquecido e mesmo deixado de lado quando o assunto é o cuidado com o cabelo. Mas, o que poucas pessoas sabem é que ele é indispensável para um cabelo com vida, brilhante e saudável.

Por mais que muitos não acreditem, o couro cabeludo está sim ligado a estética e saúde do fio, afinal, é ele quem ajudará no crescimento e no fortalecimento dos fios. Portanto, nada de esquecer dele, tá bom?

O couro cabeludo é o grande responsável pela produção de oleosidade natural, que nutre e fortifica os fios. Mas, e se os devidos cuidados não forem seguidos? Provavelmente o couro cabeludo pode descamar, coçar, causar queda, caspa e oleosidade excessiva. Portanto, o melhor mesmo é manter o tratamento em dia. Para isso, fique atenta às reais necessidades do seu cabelo e confira as dicas abaixo para conseguir um bom resultado na hora da limpeza.

Poros do couro cabeludo como cuidar?

Nunca deixe resíduos

Apesar de muita gente fazer isso, deixar resíduos não é a melhor maneira para os fios ficarem macios. Muito pelo contrário, o acúmulo de resíduos pode interferir na saúde e vida da fibra. Além de causar coceira e irritação na pele. Portanto, certifique-se que todo o resíduo do produto foi removido por completo antes de finalizar a etapa.

Evite lavar os fios com água quente

Essa dica provavelmente você já deve ter visto. Mas, é sempre importante frisar que lavar o cabelo com água quente danifica a fibra, causa queda e ainda deixa o cabelo poroso e ressecado.

Escolha os produtos ideais

Para ter um cabelo bonito e saudável, é importante manter em dia os cuidados e, claro, escolher os produtos indicados para o seu tipo de cabelo e ideal para sua necessidade.

Massageie e esfolie o couro cabeludo

Massagear e esfoliar o couro cabeludo, além de ser relaxante é um ótimo processo para incentivar o cabelo a crescer mais rápido. Só cuidado com as unhas, elas podem machucar e danificar o couro, o melhor mesmo é usar as pontas dos dedos suavemente.

Lave com frequência

Não necessariamente você precisa lavar o cabelo todo dia. Mas, siga uma frequência de lavagens ou intercale os dias para remover toda sujeira e acúmulo de produto.

Cuidado com aparelhos de calor

As ferramentas de calor também estão na lista de atenção quanto aos cuidados com o cabelo. Por conta do calor emitido pelos aparelhos, quando em contato com o couro cabeludo, ele pode queimar e danificar a fibra. Portanto, além sempre de utilizar antes um defrizante termoativo para proteger os fios, mantenha uma distância segura da raiz.

Cabelo poroso: o que é?

A porosidade nada mais é quando os fios estão ressecados e não conseguem absorver água e nutrientes. As cutículas ficam fechadas, com frizz e quebradiços. Para recuperar os fios, o melhor a fazer é investir em máscaras de hidratação para tratar as cutículas.

Cuidados com os poros para uma pele saudável

poros

Conseguir a tão sonhada pele de pêssego, não parece ser nada fácil. Por isso, comece já!

Além do cabelo, a pele também possui poros, e eles aparecem mais abertos, principalmente por quem tem a pele oleosa, mais facilidade em ter espinhas ou por decorrência da idade e da elasticidade da pele. Por isso, os poros com certeza devem ser vistos com atenção, especialmente se estiverem abertos e dilatados.

A dilatação dos poros é mais frequente no verão. Isso porque, devido ao suor, a oleosidade sai desses “buraquinhos” na pele. Eles normalmente dilatam por conta das glândulas sebáceas, causando mais proliferação do sebo. Os poros, juntamente com o sebo, acabam causando as temidas acnes. Conheça abaixo as dicas para ajudar na saúde da pele.

Cuidado com a maquiagem.

Quem tem a pele oleosa e maior dilatação dos poros, deve ficar atenta a esse detalhe. Afinal, as maquiagens mais indicadas são oil free, isso porque não deixa o rosto ainda mais oleoso e não obstruí os poros – saindo com mais facilidade. Vale lembrar também que sempre antes de dormir, tonificar e lavar a pele é imprescindível.

Faça uma esfoliação semanal

A esfoliação é uma etapa importante do tratamento para remover as células mortas e impurezas da pele. Deixando-a macia e revitalizada.

Protetor solar, sempre!

Ele com certeza será o seu melhor amigo. Afinal, se você deseja uma pele, além de protegida, bonita e saudável, ele tem que fazer parte do seu dia, e deve ser aplicado a cada 3 horas, mesmo em ambientes fechados. Isso porque a luz emitida dos aparelhos eletrônicos e energia envelhecem a pele com mais rapidez.

Procure um profissional

Além dos cuidados diários, não esqueça de consultar o seu médico para verificar quais os melhores tratamentos, seja com uma limpeza de pele, produtos adequados ou mesmo os variados tipos de peelings e tratamentos a laser.

Como fechar e abrir os poros do couro cabeludo?

Para fechar os poros do couro cabelo vale seguir algumas receitinhas caseiras, como a compressa de chá de camomila gelado, máscara de pepino ou mesmo máscara de argila. Mas, o ideal mesmo é procurar um dermatologista para manter a saúde e beleza da sua pele em dia. Entendido?

 

1 comentário neste post

  1. Débora Faria disse:

    Excelente conteúdo!!!

    Eu sempre sofri muito com poros abertos e já fiz alguns tratamentos, entretanto, fiz há três meses o tratamento chamado BB Glow e em 4 sessões obtive um ótimo resultado porque além dos meus poros fecharem o tom da minha pele ficou mais uniforme e as manchas e cicatrizes provenientes das acnes diminuíram muito.

    http://amocilios.com.br/bb-glow/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *