Thauany Lima

Porque evitar as roupas apertadas? Saiba os malefícios dessa vestimenta para o seu corpo

Roupa apertada

Você pode achar sexy, legal ou na moda, mas as roupas apertadas causam danos graves ao corpo. Acredite!
Usar aquela roupa que desenha as curvas, sem nenhuma sobra de tecido pode parecer ideal para o visual de qualquer pessoa, mas quando o assunto é saúde, essas banalidades precisam ser evitadas.
Muitos problemas podem ser causados em decorrência disso, principalmente no público feminino que é o maior consumidor das peças justas.
Comprar um número menor de roupa para parecer mais magra ou sensual, não é nada legal, entenda por que:

Coloca a circulação sanguínea em risco

É comum assistirmos em novelas mulheres deitadas na cama querendo entrar em uma calça apertada, não é mesmo? Além desse hábito não ser legal, não é nenhum pouco saudável.
Quando se coloca uma peça apertada no corpo você dificulta o retorno do sangue venoso, deixando-o passar muito tempo nos membros inferiores (pernas, coxas, quadril, pés).
Por essa razão você pode se deparar com pés e tornozelos inchados, aparições de cãibras, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência, coceira nas pernas, manchas vermelhas, entre outros sintomas.

Causa varizes

A calça apertada também pode causar varizes nas pernas, problema que afeta cerca de 35% da população brasileira, de acordo com Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).
Essas veias dilatadas podem desenvolver: dores ou sensação de peso nas pernas, inchaço dos pés e tornozelos, coceira intensa na perna.

Proporciona dores nas costas

Usando roupas apertadas você sobrecarrega os músculos e as vértebras para fazer atividades que, muitas vezes, não precisam de tanto esforços.
Se o quadril estiver comprimido por uma peça muito justa, a coluna vai sofrer para tentar desempenhar o papel do movimento do corpo.
A regra também vale para as camisas apertadas.

Contribui para celulites nas pernas e bumbum

A celulite trata-se de formações de nódulos de gordura com baixa circulação sanguínea. Como os tecidos apertados dificultam a passagem de sangue, eles estimulam ainda mais a aparição de celulite na pele.
Além disso, quando a celulite já existe, as roupas apertadas podem aumentar o grau deste nódulo, evoluindo uma celulite de grau 1 para grau 2, por exemplo.

Prejudica a digestão dos alimentos

Você pode achar que é mentira, mas as calças de cintura alta, cintos e camisas apertadas podem prejudicar a digestão dos alimentos.
Isso porque quando acontece a refeição, o estômago dilata e coloca em ação os ácidos ali presentes.
Por isso, quando se coloca pressão nessa região, você impede a digestão natural, causando azias, enjoos e refluxos.
Agora que já sabe os principais malefícios da roupa apertada no corpo, procure usar vestimentas confortáveis e que deixem seus membros livres.
Veja também quais os benefícios da caminhada para a saúde do corpo, combinado?

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *