Preparação da pele: 5 dicas antes de aplicar maquiagem

preparação de pele

Uma boa maquiagem depende de fatores como o uso de bons produtos e conhecimento de técnicas de aplicação, mas existe um elemento que é ainda mais importante que esses dois: a pele.
Quando a pele está hidratada e bem cuidada, a maquiagem é leve, natural e funciona apenas como um complemento para uniformizá-la e te deixar ainda mais bonita. Quando a pele é preparada, a aderência da maquiagem também é muito melhor e a durabilidade aumenta consideravelmente. Por isso, é muito importante que você crie uma rotina de preparação da pele antes mesmo de começar a se maquiar.
Vamos ver a partir de agora quais são os passos para preparar sua pele para receber melhor a maquiagem, fixar melhor os produtos e aumentar a durabilidade.

Preparação da pele: limpeza

A primeira etapa de preparação da pele é a limpeza. Ela ajuda a tirar impurezas e oleosidade em excesso, o que faz com que a maquiagem fixe melhor no rosto e dure mais.
O ideal é que você escolha um sabonete facial de limpeza profunda e, de preferência, que seja específico para o seu tipo de pele (oleosa, mista, seca ou normal) para garantir um efeito melhor. Lave abundantemente o rosto com água fria ou morna até retirar todo o sabonete do rosto.
Se ainda tiver resquícios da maquiagem do dia anterior, também é importante usar um demaquilante antes mesmo de iniciar a limpeza com sabonete facial. Ter resíduos de outra maquiagem na sua make nova, além de não ser muito higiênico, ainda pode prejudicar bastante o resultado final.
Algumas marcas oferecem produtos que tem fatores de limpeza e tonificação, que é o segundo passo da preparação da pele, você pode optar por esses cosméticos, se preferir.

Preparação da pele: tônico

Depois de limpar, é hora de tonificar a pele. O tônico facial também deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele.
A função do tônico facial na preparação da pele é finalizar a limpeza, retirando alguma impureza que não tenha sido eliminada com o sabonete, e recuperar vitaminas e nutrientes que a pele perde no nosso dia a dia.
O ideal é escolher um tônico sem álcool, com cheiro suave e que feche, mas não entupa os seus poros.

Preparação da pele: hidratação

É na hidratação que devolvemos à pele a água perdida, o que faz com que ela fique mais macia, suave e viçosa.
Para a maquiagem, a hidratação é uma etapa fundamental da preparação da pele, porque ajuda a protegê-la dos produtos e faz com que a maquiagem fique bonita por mais tempo, evitando que ela “craquele” ou escorra.
Novamente, é importante escolher um hidratante específico para a região do rosto e compatível com o seu tipo de pele para garantir um efeito melhor.

Preparação da pele: proteção solar

Vai colocar essa carinha no sol? Então, protetor solar nela! Manter nossa pele protegida do sol é importantíssimo para garantir uma cútis saudável, jovem e evitar doenças como o câncer de pele.
Aqui também é importante escolher um protetor solar para o rosto e com fator de proteção mais alto. Você também pode optar por produtos em aerossol que são mais leves que os cremes.

Preparação da pele: primer

O primer não é obrigatório na preparação da pele, mas ajuda bastante porque fecha os poros para que a pele fique mais lisa, uniforme e a maquiagem permaneça por mais tempo sobre ela.
O primer também é uma verdadeira mão na roda para quem precisa controlar a oleosidade e mantém uma textura única na pele, o que deixa as camadas de base e pó mais uniformes.
Existem primers para a face que podem ser usados em todo o rosto, mas também há produtos específicos para os olhos e para boca, que fixam ainda mais a sombra e o batom, respectivamente.
Depois de executar esses passos de preparação da pele você já pode seguir para sua rotina de maquiagem tradicional com base, corretivo, pó, blush e o que mais você quiser!
Na hora de retirar a maquiagem para dormir, é necessário repetir os processos começando pelo demaquilante, lavando o rosto com sabonete facial, depois aplicando o tônico e, por fim, o hidratante.
Não se esqueça também que uma boa pele está diretamente ligada com uma alimentação saudável que inclui alimentos como frutas vermelhas, que auxiliam na produção de colágeno, uvas e castanhas, que evitam o envelhecimento precoce, e abacaxi, que conta com propriedades anti-inflamatórias.
Além disso, é fundamental beber pelo menos 1,5 litro de água todos os dias para manter o corpo funcionando corretamente e a pele mais hidratada e macia.
Seguindo as dicas de preparação da pele e cuidando bem da sua saúde, sua pele vai estar sempre bonita e a maquiagem vai apenas ressaltar a sua beleza natural!

Leia também