Tayla Pinotti

Dicas para você se dar bem no primeiro dia de trabalho

Primeiro dia de trabalho

Não importa se você já passou por dezenas de empresas ou se você nunca teve um emprego antes, o primeiro dia de trabalho é sempre uma mistura de sentimentos e sensações.

Um novo ambiente, uma nova rotina, novas responsabilidades, novos colegas de trabalho e as outras diversas novidades após uma mudança de emprego podem causar insegurança – afinal, para muitas pessoas, a primeira impressão ainda é a que fica.

Mas não deixe o nervosismo tomar conta de você! Apesar de não haver uma fórmula mágica para o sucesso instantâneo, confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a mandar bem no primeiro dia de trabalho.

Seja pontual

Imprevistos acontecem e, em cidades com muito trânsito, é comum chegar atrasado para os compromissos. No entanto, a pontualidade é um dos principais critérios levados em consideração em ambientes corporativos. Justamente por estes fatores, é fundamental que você se planeje para sair com antecedência, pois somente assim você garante que chegará no horário combinado. Isso não mostra apenas que você é confiável, mas que também realmente se importa com o seu trabalho.

Seja você mesmo, mas cuide da aparência

Não é porque você vai começar em um novo emprego que precisa fingir ser quem você não é. Por exemplo: se você é mulher e não usa maquiagem ou não faz as unhas, você não precisa apostar em uma super produção no seu primeiro dia de trabalho. Porém se você tem um estilo mais casual e a empresa exige o uso de trajes formais, é importante cumprir essa regra para não causar má impressão ou até problemas com a gestão da empresa.

Haja com educação e não force a barra

Ser educado(a) e político(a) é fundamental para construir boas relações em um ambiente corporativo. Por isso, cumprimente todos os seus novos colegas e demonstre simpatia, mas de forma genuína, é claro. Se você é uma pessoa tímida, não precisa forçar simpatia e, se você for super descontraído(a), tente dosar para não parecer efusivo(a) demais.

Haja de acordo com o seu novo ambiente de trabalho

Diferentes empresas e setores exigem diferentes tipos de postura. Em uma empresa do setor jurídico, por exemplo, você vai precisar ser mais formal, tanto no jeito de se vestir, quanto no jeito de falar e agir. Já em uma agência de marketing, onde o ambiente costuma ser mais descontraído, não é necessário tanta formalidade. Por isso, aja sempre de acordo com o ambiente onde você está.

Leve um caderninho para anotações

Por mais que você já seja um profissional com cargo alto, ter um caderninho (e uma caneta, é claro) é fundamental para anotar todas as informações que você precisará absorver logo de cara. São muitos dados e conhecimentos compartilhados em um só dia e anotá-los é a melhor forma de absorver tudo, além de evitar que você pergunte algo que já foi dito.

Evite mexer no celular durante o expediente

Sabemos que nos dias atuais é praticamente impossível ficar mais do que uma hora sem mexer no celular. No entanto, nos primeiros dias em um novo emprego, é imprescindível se manter e se mostrar focado(a) durante todo seu expediente. Por isso, deixe o celular longe ou desative as notificações para evitar distrações e tente usar o celular apenas no horário de almoço e nas pausas do dia.

Evite fazer críticas ao antigo emprego

Por mais que a estrutura do seu antigo emprego não seja das melhores e por mais defeitos que ele tenha, fazer críticas ou até mesmo comparações com o novo emprego não é nada legal. Tentar mostrar que a sua empresa atual é melhor pode até parecer uma boa, mas não é. Guarde os comentários!

Deixe um recadinho motivador na sua mesa

Uma dica que pode parecer boba, mas que vai te ajudar a enfrentar o primeiro dia de trabalho com otimismo, é colocar um bilhetinho com uma frase ou citação inspiradora/motivacional discretamente na sua mesa. Isso deixa tudo mais fácil e, assim, você pode manter sua mente sob controle e a dar uma perspectiva positiva para o seu dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *