Thauany Lima

Profissões do futuro: conheça as carreiras de sucesso das próximas décadas

profissões do futuro

Iniciar uma carreira nem sempre é fácil, muitas dúvidas e inseguranças aparecem ao longo do caminho, principalmente quando o assunto é especialização e aperfeiçoamento.
Novas previsões de profissões aparecem todos os anos, e com elas, a certeza se a carreira que está seguindo ou pretendendo seguir é promissora.
Um estudo da Ben Pring, futurologista da Cognizant, empresa especializada em tecnologia sobre profissões mostra como estará às profissões mais populares atualmente daqui a 10 anos. Além disso, quais novas profissões aparecerão baseadas nas carreiras de hoje.
Para ajudá-lo a solidificar a sua carreira, confira o top 11 de profissões que estarão em alta no futuro, de acordo com o estudo da empresa de tecnologia.

1. Desenvolvedor de sistemas internos

Desenvolvedor de sistemas
Esse profissional de tecnologia já é muito requisitado atualmente, porém, continuará sendo uma das profissões mais valorizadas.
Essa carreira é uma das mais promissoras e confiáveis para mergulhar de cabeça atualmente, afinal, o mercado de trabalho para ela é de longuíssimo prazo.
O desenvolvedor de sistemas é uma profissão flexível e que busca trabalhar na criação de aplicativos e estruturas dentro das empresas ou em ambientes nuvens.

2. Creator

Creator digitais influencers

Esse profissional apareceu no início da década e promete permanecer por muitos anos. Eles são os famosos “digitais influencers” que produzem conteúdos para internet, seja em vídeos, textos ou imagens.
As pessoas que trabalham nesse ramo são capazes de influenciar o comportamento e opiniões de milhares de pessoas, tudo por meio de conteúdos publicados em canais de comunicação.

3. Assessor de creators

Assessor de creators

Da mesma forma que a profissão de influenciadores digitais vai se solidificando, a assessoria desse tipo de profissional também precisa estar acompanhando os avanços.
Os assessores de creators cuidam da carreira dos influenciadores para que eles continuem produzindo e tendo visibilidade.

4. Professores online

Professores online
A cada ano o público que busca ensino a distância se expande, principalmente pela flexibilidade de assistir aulas de qualquer lugar e horário.
Os professores EAD tem a possibilidade de atingir um número maior de alunos e aumentar a possibilidade de ganhos, já que pode vender cursos online também.
Esse talvez seja o futuro dos educadores que precisam progredir na carreira.

5. Profissional de marketing digital

marketing digital

Mesmo estando muito em alta, o profissional de marketing digital é uma carreira que promete permanecer sólida nos próximos dez anos.
Esse tipo de profissão vem acompanhando as especializações e avanços voltados à internet. Ele tem diversos objetivos, mas basicamente cria estratégias e estabelece um plano de marketing digital online e também offline para as empresas.

6. Analista de Big Data

Analista de Big Data
Esse profissional já é muito buscado e promete continuar sendo uma carreira promissora para as próximas décadas.
Essa carreira procura analisar informações de um sistema que pode influenciar empresas e grandes negócios.

7. Engenheiro hospitalar

Engenheiro hospitalar

O profissional de engenheiro hospitalar surge para facilitar nos tratamento dos pacientes e evoluir o modo de fazer as cirurgias.
Trata-se de um especialista em tecnologia que desenvolve novos aparelhos da área da saúde. Por conta dos avanços na medicina e investimentos nesse setor, é uma profissão que promete sucesso nos próximos anos.

8. Especialistas em energia renováveis ou energias alternativas

Especialistas em energia

A preocupação com o meio ambiente não é um assunto novo, pelo contrário, desde sempre se fala em cuidar melhor do planeta.
A tendência é que essa angústia cresça e faça parte de projetos de grandes empresas que desejam evoluir sem gerar impactos na natureza.
A área opera e faz manutenção de sistemas de energias renováveis ou alternativas, como: solar; hidráulica; eólica; biomassa; entre outras.
Esse profissional precisa estar muito bem preparado para os próximos anos, já que a promessa de conscientização ambiental é grande.

9. Gestor financeiro

Gestor financeiro
Por mais que existam inteligências artificiais que consigam administrar os gastos de uma empresa, esse profissional que toma decisões e aconselha os investidores ainda é uma promessa para o futuro.
Essa profissão será indispensável por muitas décadas, seja para grandes, médias ou pequenas empresas.

10. Gestor de comunidade

Gestor de comunidade
Esse profissional é pouco mencionado atualmente, mas é garantia de sucesso no futuro bem próximo.
A carreira de gestor de comunidade é responsável por lidar com os consumidores e comunidade ao redor da companhia, com o objetivo de colher opiniões e informações relevantes para ajudar no engajamento da empresa com esse público.

11. Especialista em experiência de usuário

Customer Success
São inúmeras as funções desse profissional, mas uma coisa é certa, ele estará em alta nos próximos anos!
Seja no inglês “Customer Success” ou na tradução literal “Sucesso do cliente”, essa função que assessora o cliente em produtos ou serviços, visa atingir o sucesso desse comprador.
Achou interessantes as profissões do futuro? Cabe analisar o destino da sua carreira e dar um passo assertivo ao amanhã.
Veja também como a vida de home Office ajuda a melhorar o desenvolvimento do trabalho.

 

Profissões do futuro: conheça as carreiras de sucesso das próximas décadas
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *