Thauany Lima

Fiz progressiva e agora? Como cuidar do cabelo após o procedimento

Progressiva cuidados

Os cabelos alinhados, sem volume e chapados continuam sendo muito amados pelas mulheres, afinal de contas, são mais fáceis de organizar e combinam com praticamente todos os visuais.

Porém, para quem não tem o cabelo liso naturalmente, deve submeter o hair as químicas capilares para alcançar essa curvatura, isso explica o sucesso das escovas progressivas desde o começo do século.

Mesmo apresentando um resultado incrível aos fios, as progressivas, como qualquer outra química de transformação, podem danificar a fibra capilar com o uso excessivo.

Por isso, após o procedimento é indicado se atentar aos cuidados de rotina que precisam ser aderidos no dia a dia de qualquer cabelo alisado.

Confira as orientações da cabeleireira especialista em cabelos alisados da Salon Line, Glaucia Regina.

Qual o primeiro passo após o processo de alisamento?

“Para qualquer tipo de progressiva, é essencial repor os nutrientes retirados da fibra capilar logo após o procedimento. O mais indicado é um cronograma capilar completo, com hidratação, nutrição e reconstrução. Todos os cuidados devem ser usados de acordo com a orientação das tabelas sugestivas, sem excessos. Além disso, é preciso usar uma linha direcionada pós-progressiva na higienização. Aplicar um bom termoativado para proteger o cabelo do excesso de calor, também deve estar na rotina capilar”.

Porque é preciso tratar o cabelo após a progressiva?

“As escovas progressivas são tratamentos químicos que agridem a estrutura natural do fio, quebrando as ligações dos aminoácidos responsáveis pela sua resistência. Sendo assim, a elasticidade, brilho e maciez do cabelo ficam comprometidas após o procedimento, deixando o cabelo áspero e muito opaco. Além disso, durante o processo, a fibra capilar também perde água e proteínas, precisando de uma reposição rápida”.

É indicado fazer uma escova progressiva em cima da outra?

“O pior procedimento que pode ser feito nos fios, é quando se processa uma progressiva em cima de outra! Esse excesso deixa os fios sem vida, sem maleabilidade e com as pontas ralas. Além disso, se o cabelo estiver envernizado, impede a absolvição de nutrientes. Por conta desses agravantes, é indicado só fazer retoque de raiz nos procedimentos seguintes.”

Quais químicas são compatíveis com a escova progressiva?

“Por conta do teor de amônia das colorações permanentes, não é indicado realizar coloração pós-progressiva. Porém, para quem não vive sem uma cor, o tonalizante é a melhor saída para colorir o cabelo.

Os relaxamentos de qualquer base também não podem ser aplicados nas madeixas após uma progressiva, esse tipo de processo pode danificar profundamente a fibra capilar.”

Quais dicas são fundamentais para fazer a escova progressiva durar mais tempo?

“Dependendo do tipo de escova progressiva, aguarde pelo menos 48 horas para fazer a primeira lavagem. E sempre higienize os cabelos em dias alternados e com shampoo suave, evitando os anti-resíduos e detox. Faça cauterização com queratina com frequência também, ela ajudará a manter a progressiva por mais tempo nos fios, já que protege e fecha as escamas do cabelo.

Use linhas de tratamento e higienização para cabelos progressivados ou para cabelos lisos. E por último, finalize o cabelo sempre com leave-in e use o secador para alinhar os fios (o secador reforça a ação do produto).”

Achou relevantes as informações da nossa especialista Glaucia Regina? Então, agora que fez a progressiva, use todas as dicas a seu favor e deixe o cabelo forte, bonito e com o produto por muito mais tempo nas madeixas. Combinado?

Fiz progressiva e agora? Como cuidar do cabelo após o procedimento
4.8 (95%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *