Thauany Lima

Qual a importância de proteger o cabelo dos raios UV?

raios UV

Quem não ama sol, praia e piscina, não é mesmo? As estações mais quentes do ano pedem essas ocasiões, porém, os cuidados com o cabelo e pele não podem ser deixados de lado.

O sol é importantíssimo para a saúde do corpo, principalmente porque é uma das maiores fontes de vitamina D, essencial para manter o equilíbrio mineral do corpo, protegendo os ossos e evitando doenças, como por exemplo, a osteoporose.

Mesmo o sol sendo essencial para o corpo, alguns cuidados precisam ser tomados durante a exposição a esse astro, já que a radiação emitida por ele, conhecida como raios ultravioletas ou UV, é extremamente agressiva ao corpo.

A exposição em excesso aos raios solares podem trazer grandes danos à estrutura capilar, podendo ser eles: opacidade, quebras, ressecamento, fragilidade e aspereza.

Para evitar as agressões solares aos fios, separamos três dicas que todos que prezam pela saúde do cabelo devem colocar em prática. Confira!

1. Use chapéus ao sair no sol

O uso desse acessório é muito antigo, mas acredite, ela faz toda a diferença no visual praiano e nos cuidados capilares.

Proteger o cabelo da exposição do sol usando chapéu é uma maneira simples de evitar danos profundos à fibra capilar e dar um “UP” no visual, afinal, escolhendo o chapéu certo para seu visual, o look ficará incrível!

2. Use finalizadores com proteção UV

Os finalizadores são produtos que devem ser usados por todos os tipos de cabelo, sejam eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos.

Eles podem ser encontrados em cosméticos como: creme para pentear, ativador de cachos, definidor de cachos ou leave-in. Cada um é indicado para um tipo de curvatura, por isso se atente ao escolher.

Os finalizadores de cabelo podem ser encontrados com proteção UV em todos os formatos apresentados anteriormente. Eles são indispensáveis na proteção dos fios durante a exposição ao calor e raios do sol. Em alguns casos é possível encontrar cremes que protegem até dos danos causados pela água do mar e piscina.

Contudo, é imprescindível aplicar o produto de forma correta, ou seja, sempre com os cabelos secos ou úmidos. No segundo caso é indicado que o excesso de água tenha sido totalmente retirado das mechas antes da aplicação, assim o finalizador irá penetrar perfeitamente nas madeixas.

3. Hidrate o cabelo com frequência

Nos períodos quentes do ano é o momento em que as hidratações não podem ser esquecidas, mesmo com os cuidados antes da exposição ao sol, à hidratação precisa estar na rotina semanal de todos os cabelos.

O indicado é realizar uma hidratação rápida em cada lavagem, já que o shampoo também agride a estrutura dos fios, causando ressecamento e opacidade.

A hidratação capilar é responsável por devolver umidade e vitaminas ao cabelo. Além disso, ela recupera os danos causados pelo tempo, como por exemplo: sol, chuva, frio, poluição e vento.

Sua composição é responsável pela devolução de movimento, desembaraço, sedosidade e redução do frizz.

Curtiu as dicas de como proteger o cabelo dos raios UV? Agora coloque as informações em prática e não descuide do cabelo nas estações quentes do ano. Combinado?!

2 comentários neste post

  1. Oi meu nome é: Francisca Rita e eu moro no Piauí..As pontas do cabelo da minha filha Rebeca estão muito secos e o cabelo dela é cacheado…Oque eu faço??por que usa chapéu vai ficar fedendo o cabelo dela,e o cabelo dela vai cair…E se não usa vai ressecar mas!! É por que ela gosta de usar sempre o cabelo dela amarrado e os fios do cabelo dela resseca mais ainda….Como é que eu faço por que eu moro no Piauí e é muito quente aqui!!manda beijos ❤️

  2. Kauinha disse:

    Geralmente procuro justamente os produtos com proteção UV, pois a minha cidade é extremamente quente, muito sol praticamente o ano todo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *