Talitha Benjamin

Quais alimentos investir quando bater o cansaço?

A correria da vida moderna é cheia de desafios e isso tem deixado as pessoas cada vez mais cansadas e sem disposição. O estresse, a falta de tempo, hábitos ruins e vários outros fatores pode contribuir para que o corpo não consiga produzir a energia suficiente para te manter em pé ao longo do dia.

Um fator muito importante da nossa vida que pode resultar em falta de energia é a alimentação. Muita gente acredita que comer bastante é o suficiente para encarar o dia, mas dependendo da qualidade da dieta, o seu corpo pode não aguentar. Exagerar nas refeições, abusar da junk food ou consumir poucos nutrientes pode fazer com que você se sinta sonolento, cansado e indisposto ao longo do dia, e isso pode atrapalhar (e muito!) os seus compromissos.

Para fugir do cansaço, a dica é investir em alimentos que tiram a moleza do corpo e te mantém ativo. Comer bem e nas horas certas é a chave para garantir que a fraqueza vá embora e que você encare o dia com muito mais leveza. Confira a seguir:

Abuse dos vegetais

Alimentos para tirar a moleza no corpo

Em geral, a dieta das pessoas costuma basear-se em alimentos processados, congelados e proteínas. Apesar desta última ter a sua importância, é nos legumes, nas frutas e nas verduras que está a essência de uma alimentação equilibrada. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de consumir 5 porções de vegetais por dia.

É nesse grupo de alimentos que se encontra a maior quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o funcionamento do corpo, principalmente do sistema imunológico, responsável por nos proteger de doenças. Com a imunidade do organismo comprometida, o corpo adoece, e um corpo doente requer muito mais energia do que um corpo saudável, causando lentidão no organismo e dando origem a fadiga.

Mantenha a flora intestinal equilibrada

Alimentos naturais

Os probióticos são microorganismos vivos que favorecem a flora intestinal. Com a flora bacteriana do organismo em equilíbrio, a absorção de nutrientes ocorre de forma muito mais eficaz, o que significa mais absorção de energia.

Além disso, os probióticos também ajudam na produção de serotonina do intestino, que é o hormônio responsável pela felicidade e bem-estar. Um corpo feliz é um corpo cheio de energia e funcionando superbem ao longo do dia. Você encontra os probióticos em iogurtes (fique atento ao rótulo) e no leite fermentado.

Não abra mão do carboidrato

Comida forte para fraqueza

Eliminado da maioria das dietas de emagrecimento, o carboidrato é a principal fonte de energia para o cérebro. O carboidrato, ao ser metabolizado pelo organismo, gera glicose, a principal responsável pelo funcionamento do sistema nervoso. Abrir mão desse nutriente pode gerar cansaço extremo, indisposição e mal-estar.

Os carboidratos estão presentes nas frutas inteiras, na batata, no macarrão e no arroz. Aliado ao consumo de proteínas e gorduras, esse nutriente é essencial para evitar o cansaço.

Menos café, mais água

Vitamina para cansaço e fadiga

Se você recorre ao café para espantar o cansaço, saiba que ele pode estar causando o efeito adverso. Por mais que a cafeína ajuda a expulsar o sono, ela também está associado à ansiedade, aumento da frequência cardíaca e estimulante cerebral. Isso pode ser muito bom durante o dia, mas os efeitos costumam aparecer justamente quando não deve – na hora de dormir.

Substitua a xícara de café por um copo de água. Um dos sintomas da desidratação leve é cansaço, moleza e sonolência, além de tontura e dores de cabeça. A água é o principal componente do corpo e consumí-la frequentemente é essencial para o bom funcionamento do organismo, principalmente do fluxo sanguíneo. E não, a água não pode ser substituída por sucos ou refrigerantes.

Garantindo a ingestão desses alimentos, você permite que o seu corpo absorva a quantidade necessária de nutrientes para garantir a energia necessária para funcionar durante o dia inteiro e espantar o cansaço. Aproveite e confira um pouco mais sobre como a alimentação é importante para a sua saúde.

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