lucasdantas

Saiba quais produtos usar em cabelos progressivados

Modelo mostra seu cabelo com progressiva para você acompanhar os resultados

A escova progressiva é um dos procedimentos capilares mais pedidos nos salões de beleza. Todos os dias, mulheres que desejam fios lisos, controlados e sem volume buscam por esse tratamento, que apesar de muito efetivo, é bem agressivo com as madeixas.

O efeito liso no cabelo é obtido graças à alteração realizada diretamente na estrutura do fio, após a abertura das cutículas. Apesar da progressiva sem formol já ser regra, o produto ainda causa grande danos aos fios, já que enfraquece a fibra capilar.

Por essa razão, os cuidados após a progressiva não podem ser ignorados. No entanto, com a estrutura do fio alterada, alguns componentes presentes em fórmulas de produtos podem trazer mais danos do que benefícios.

Quais os produtos necessários depois da progressiva no cabelo?

Logo após a progressiva, é preciso repor a oleosidade natural dos fios investindo no tratamento de hidratação, já que o produto utilizado causa ressecamento e compromete a distribuição de queratina, responsável pela resistência e elasticidade do cabelo.

A nutrição também é importante, já que durante a abertura das cutículas e da mudança de estrutura dos fios, o cabelo perde muitos nutrientes essenciais, e logo em seguida as fecha, o que diminui a reabsorção dos mesmos nutrientes.

Máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução com fórmulas sem sal são as ideais para os cabelos com progressiva. Na lavagem, que não deve ser realizada todo dia, evite shampoos anti-resíduos e de limpeza profunda, pois eles podem diminuir a ação da escova.

Mesmo com os fios lisos, dependendo do tipo de cabelo, algumas mulheres ainda não dispensam o uso de secadores, chapinhas e modeladores. O cabelo com progressiva é muito mais frágil e sensível ao calor, portanto, o uso de um protetor térmico é indispensável. Esse produto vai proteger a estrutura do fio do calor, e vai impedir que o mesmo fique ainda mais fragilizado.

Após a progressiva, o cabelo tende a perder muito volume, e isso pode até ser bom, mas dependendo do caso, essa falta de volume tende a dar uma aparência frágil e sem vida aos fios. Por isso, o uso do leave-in e outros finalizadores precisa ser cauteloso, em pequenas quantidades, sem óleos e com fórmulas dedicadas a proteção.

Além disso, a radiação solar apresenta mais riscos ao cabelos com química. Antes da exposição elevada, como na praia ou na piscina, o ideal é utilizar um leave-in com proteção solar para adicionar uma camada extra de bloqueio solar aos fios.

Quais produtos evitar no cabelo com progressiva?

Na hora de escolher os produtos para os tratamentos necessários para os fios, incluindo hidratação, nutrição, reconstrução, lavagem e finalização, o segredo para cabelos com progressiva saudáveis está em evitar certos ativos que podem danificar o cabelo com química. Os sulfatos, por exemplo, presentes nas maiorias dos shampoos, causam desbotamento e reduzem a durabilidade da progressiva, portanto, devem ser evitados.

Os petrolatos (óleos petroquímicos e minerais, vaselina líquida e parafina) também são danosos ao fio, já que agem como uma “máscara” e impermeabilizam o cabelo, dando a falsa sensação de hidratação, mas impedindo a entrada de água, e apesar de dar uma aparência boa, causam danos a longo prazo. Os parabenos e silicones também são prejudiciais, por deixarem os cabelos secos, opacos e sem vida ao se acumularem no fio.

Na hora de cuidar da escova progressiva, os produtos são os maiores aliados de quem busca cabelos saudáveis, viçosos e hidratados, mas evitar certos ativos também é essencial para proteger o fio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *