Remédio caseiro para afta: 4 receitas que vão te salvar

Por: Thauany Lima

Mulher olhando uma afta na boca no espelho

A afta é uma condição crônica inflamatória que atinge milhares de pessoas. Os principais motivos para essas lesões são: deficiência de ferro e vitaminas B9, B6 e B12, histórico familiar, ferimentos, até mesmo estresse físico e emocional.
Elas também estão ligadas ao nosso sistema imunológico, então uma alimentação balanceada pode ajudar a controlar o aparecimento de aftas. É importante também evitar alimentos cítricos como abacaxi, limão, laranja, kiwi e tomate, pois eles podem acarretar no desenvolvimento das aftas.
A higienização bucal também é um passo importante no momento de eliminar as aftas. Não ter uma higienização bucal adequada pode desencadear caries, já que isso pode gerar traumas da mucosa da boca. Por isso, é importantíssimo manter os dentes e boca limpos e saudáveis.
Se a sua alimentação já está em dia e a higienização bucal impecável e, mesmo assim, as aftas não estão te deixando em paz, temos alguns remédios caseiros para afta que podem te ajudar.

Remédio caseiro de sal para afta

O sal é um ingrediente barato e que pode ser encontrado em qualquer residência. Poucas pessoas sabem, mas o sal é um excelente antisséptico em sua forma natural, com isso é muito eficaz para tratar as aftas.
O modo de usar é muito simples, basta misturar uma colher de sal em meio copo de água. Faça um bochecho de água com sal focando no local da lesão, em seguida cuspa toda o liquido.
Para ter um melhor resultado, repita esse procedimento pelo menos três vezes ao dia até a afta cicatrizar.

Remédio caseiro de água oxigenada para afta

A água oxigenada usada sozinha é um ótimo ingrediente para combater as aftas. A água oxigenada é muito famosa em curar feridas, por isso é tão eficiente em lesões bucais.
O modo de usar é simples, basta aplicar a água oxigenada diretamente na afta usando uma haste. Repita esse procedimento pelo menos três vezes ao dia, isso irá diminuir o incomodo e proliferação de bactérias. Caso queira usar um enxaguante bocal após o procedimento, é muito bem-vindo.

Remédio de bicarbonato de sódio para afta

Assim como o sal o bicarbonato de sódio é um excelente antisséptico para higienizar a boca.
Ele pode ser usado de duas maneiras, a primeira é dissolvido na água (use uma colher para meio copo de água), fazendo bochecho pelo menos três vezes ao dia.
A segunda é formando uma pastinha com o bicarbonato e água. Aplique no local da lesão e deixe agir por alguns instantes. Em seguida, enxágue com antisséptico bucal.

Remédio de babosa para afta

Sabemos que a babosa é uma planta maravilhosa tanto para o cabelo, quanto para a pele, mas que esses benefícios se estendem para as lesões bucais é novidade.
A babosa tem a capacidade de eliminar o incomodo e dores causados pela afta.
Para usar é muito simples, basta retirar o gel da babosa de dentro da planta e acrescente a água morna. Bata os dois ingredientes até formar uma mistura liquida homogênea.
Use essa mistura como enxaguante bucal. Você irá notar que em pouco tempo as aftas irão desaparecer totalmente.
Agora que já sabem como se livrar das terríveis aftas de maneira eficaz e fácil, usando ingredientes caseiros e baratos, é o momento de dar adeus às lesões bucais e incômodos.
Uma dica legal para se livrar das dores da afta é colocar gelo no local lesionado, pois ele ajuda a amenizar e aliviar o incômodo.

Leia também