Saiba como adotar uma rotina de cuidados com a pele de uma vez por todas

Por: Luana Queiroz
Rotina de cuidados com a pele
Tenha uma rotina skincare para uma pele bonita e saudável

Você com certeza já ouviu falar de skincare e a força que produtos e técnicas ligado a esse universo tem ganhado nos últimos anos. Em tradução literal do inglês, skincare significa “cuidados com a pele” e diz respeito ao ritual de cuidar especificamente da pele ao longo do dia.

Uma rotina de cuidados com a pele muito famosa é a coreana, mais conhecida como k-beauty, que tem sido adotada por muitas mulheres que buscam o viço e perfeição das peles asiáticas.

Entretanto, essa queridinha do momento tem 10 passos, que envolvem diversos produtos e técnicas para, assim, conquistar uma pele impecável. Se você ama cuidar da pele, mas não tem tempo (e nem paciência) para tantas etapas, saiba que com alguns cuidados básicos você pode ter a sua rotina skincare.

Então prepare-se: chegou o momento de colocar em prática, de uma vez por todas, a sua rotina de cuidados com a pele.

Passo 1: limpe

Parece básico e algo que todo mundo sabe, mas será que você faz essa etapa da maneira e na quantidade certa? Para começar a sua rotina skincare, faça a higienização da sua pele com um sabonete específico para o seu tipo de pele e, preferencialmente, 2 vezes ao dia (manhã e noite).

Passo 2: tonifique

Após a limpeza, ou seja, depois de remover todas as impurezas, o ideal é tonificar a pele. O tônico facial tem a função de normalizar o pH da pele, eliminar possíveis resíduos que o sabonete não conseguiu tirar e fechar os poros. O tônico pode ser usado todos os dias em peles mistas e oleosas e de 2 a 3 vezes por semana em peles secas.

Passo 3: esfolie

A esfoliação é a etapa responsável por eliminar as células mortas e promover a renovação celular. Além disso, os tratamentos esfoliantes limpam profundamente, o que previne o surgimento de cravos e espinhas. Você deve esfoliar a pele de 1 a 3 por semana, no máximo.

Passo 4: hidrate

A hidratação é um dos passos mais importantes da sua rotina skincare e deve ser feita todos os dias para repor os nutrientes perdidos ao longo das horas, mesmo se você tiver pele oleosa (óleo é diferente de água). Manter a pele hidratada promove maciez, viço e luminosidade, e ainda previne o envelhecimento precoce.

Passo 5: proteja

Para finalizar o seu passo a passo skincare, chegou o momento de proteger a sua pele. Mesmo em dias nublados e chuvosos você não deve pular esse passo, pois os raios UV atingem a sua pele da mesma forma. Portanto, o uso do protetor solar é indispensável todos os dias.

Último cuidado

Tanto para o diagnóstico de qual é o seu tipo de pele, quanto quais produtos são indicados especificamente para ela, busque orientação médica com um dermatologista. Só esse profissional vai poder, de fato, indicar o que funciona pra você e te ajudar a concretizar a sua rotina de cuidados com a pele.

Leia também