Ruga: Bons hábitos que podem evitar o surgimento de rugas no futuro

Você dormiu, acordou, olhou no espelho e… tem uma ruga ali. E o pior, até ontem ela não estava no seu rosto. Quem nunca, né?! Aí você se desespera e pensa: “ainda estou muito nova para isso”. Afinal, nunca ouvi alguém dizer que torcesse para ela aparecer o mais rápido possível. Mas… muita calma nessa hora. Fique de olho aqui e veja o que fazer quando notar os primeiros sinais de envelhecimento.

Rosto de uma mulher e lupa em determinados pontos

Ruga: o que é?

As rugas nada mais são do que linhas e depressões que aparecem na pele com o envelhecimento. Com o passar dos anos, as dobras acontecem pela força da musculatura e dos movimentos tanto dos membros, como de todos os músculos chamados de expressão facial. Essas dobras estão associadas aos efeitos solares e podem se tornar profundas e definitivas. Além disso, elas aparecem em áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, mãos e braços.

Ruga: causas

Elas aparecem como um processo natural do envelhecimento e podem ser influenciadas por fatores intrínsecos e extrínsecos. Por exemplo, o movimento constante e repetitivo do músculo do rosto leva a formação natural das rugas. O não uso de um protetor solar ou creme anti-idade também contribuem para essas lesões na pele com o passar do tempo, e por aí vai.

Ruga: bons hábitos

Que elas vão aparecer mais cedo ou mais tarde, isso é fato. Porém alguns hábitos podem ajudar a prolongar o seu aparecimento.

Evite fumar:

O ato de fumar provoca rugas ao redor dos olhos e também da boca. Já reparou que o fumante fecha os olhos parcialmente quando fuma para proteger os olhos da fumaça? Além disso, ainda diminui a oxigenação, deixa a pele amarelada, grossa, sem viço e opaca.

Evite o uso excessivo de exposição ao Sol

O uso exagerado de exposição ao sol, e principalmente a falta de proteção solar, causa não só o envelhecimento da pele, como também pode gerar o câncer de pele. Portanto, evite ficar muito tempo no sol e sempre que sair utilize protetor solar. Dica: no dia a dia, nunca use o FPS menor do que 30 para o rosto, colo, pescoço e mãos. Essas regiões são mais sensíveis.

Evite o sedentarismo

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios não só para o corpo, como também para a pele. Ela melhora a circulação sanguínea da pele, o metabolismo do organismo, combate o estresse e a flacidez, melhora a qualidade do sono, celulite, gordura localizada, e claro, a ruga.

Ruga antes e depois

Leia também