Luiza Olinda

Ruivas: como conquistar e manter a cor dos fios


Ruivo acobreado, ruiva natural, ruivo escuro, ruivo avermelhado… Nos últimos anos, os cabelos ruivos caíram no gosto popular e se tornaram um dos tons mais desejados pelas brasileiras. Também, pudera, né?
O cabelo ruivo é lindo e democrático! Existem diversas tonalidades e, com certeza, alguma delas é perfeita para você!
Porém, o desafio é que o ruivo não é a cor mais fácil de ser atingida e ela ainda necessita de alguns cuidados específicos para que se mantenha bonita e viva entre uma coloração e outra.
Se você também é apaixonada por essa tendência e está pensando em tingir os cabelos de ruivo ou já é ruiva, mas tem dificuldades em fazer a manutenção dos fios, fique tranquila! Vamos te ajudar a conquistar um cabelo ruivo bem bonito, cheio de vida e explicar como mantê-lo sempre lindo.

Como transformar meu cabelo natural em um cabelo ruivo

O primeiro passo para embarcar nesta transformação capilar e virar ruiva é entender bem os seus fios. Antes de colori-los, avalie se eles estão bem hidratados, nutridos e preparados para receber a coloração. Do contrário, eles podem acabar bastante danificados.
Analise também o tom dos seus cabelos, para descobrir se será ou não necessário descolori-los. Isso porque mesmo a tinta ruiva mais escura precisa, muitas vezes, de uma base mais clara para que a cor possa aparecer.
Se for necessário clarear, será preciso investir mais ainda em hidratação e nutrição para que os seus cabelos estejam saudáveis na hora de receber a tintura, afinal, descolorir costuma deixar os fios bastante fragilizados.
Tenha em mente também que a cor atual do seu cabelo vai impactar diretamente no resultado final. O ideal é ler bem as orientações do produto que você vai utilizar e comparar seu cabelo com a tabela de cores que costuma estar na caixinha de embalagem. Assim, você consegue ter uma ideia de como seu cabelo vai ficar.
É bom lembrar também que, algumas vezes, a primeira pintura pode não ficar exatamente como o esperado. Como o ruivo é um tom vibrante, podem ser necessárias algumas aplicações e até misturas de vários tons para chegar na cor desejada.
Um profissional pode te ajudar a escolher melhor qual cor de cabelo ruivo combina mais com você e como vocês chegarão até esse tom, partindo da sua tonalidade atual. Caso você se sinta insegura em tingir seus cabelos em casa, não hesite em procurar por um cabeleireiro!

Deixe a química para depois dos seus cabelos ruivos

As alisadas costumam se perguntar: “será que é melhor fazer procedimentos como alisamentos e progressivas antes ou depois que eu pintar meu cabelo de ruivo?” O ideal, na maioria dos casos, é pintar antes e fazer qualquer química selante depois.
Há uma explicação bem simples para isso. Quando você faz um procedimento selante (no qual o fio é selado com um produto químico) a tinta ruiva tem mais dificuldade de penetrar no fio e colori-lo corretamente. Como resultado, o seu cabelo pode ficar manchado ou com uma cor bem diferente do que você deseja, o que não é nada legal, né!?
O ideal é conversar com o seu cabeleireiro e se organizar para primeiro pintar os fios e depois partir para o procedimento.

Consegui meus cabelos ruivos! E agora?

Como tem um tom bem vivo, o cabelo das ruivas geralmente acaba desbotando bastante e, por isso, é essencial criar uma rotina de manutenção para que os fios estejam sempre bonitos e bem cuidados.
A hidratação é muito importante para qualquer tipo de cabelo, mas é essencial para as novas ruivas, afinal, as tinturas e tonalizantes podem acabar retirando nutrientes e óleos dos fios, e eles precisam ser repostos para que seu cabelo continue saudável e bonito.
Aqui vale mencionar o quanto é importante investir em produtos específicos para cabelos tingidos, como o Shampoo S.O.S Bomba de Vitaminas Liberado para cabelos coloridos, por exemplo. Além de limpar e hidratar, ele ajuda preservação da coloração nos fios por mais tempo.
Tenha em mente também que a composição dos produtos que você usa no seu dia a dia e até mesmo o sol e a poluição podem afetar a coloração do seu cabelo ruivo. Por exemplo, os Shampoos com base de camomila podem deixar as madeixas bem mais claras, então é necessário observar bem a composição dos cosméticos que você for aplicar nos fios para não ter surpresas.
Quanto aos retoques, não existe regra! Tudo vai depender do fluxo de crescimento dos seus cabelos ruivos e de como você se sente em relação a sua raiz natural aparecendo depois de algumas semanas.
O ideal é criar uma agenda de reparos sem esquecer de intercalar as colorações com o seu cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução. Afinal, um cabelo ruivo é bonito, mas uma ruiva com fios saudáveis e brilhantes é muito mais linda, não é mesmo!?

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *