Talitha Benjamin

Como sobreviver em meio à tantas notícias ruins?

Notícias ruins

Estar bem informado sobre o que acontece no mundo é essencial para o convívio em sociedade. No entanto, as constantes notícias ruins divulgadas nos noticiários e na internet podem ser difíceis de digerir. Tantos registros de atos de violência, desastres ambientais, crises econômicas e retrocessos políticos acabam dificultando que a população mantenha o pensamento positivo sobre o mundo em que vivemos.

Todo esse fluxo de negatividade pode ser realmente prejudicial. Uma pesquisa recente publicada na revista americana Science Advances descobriu que consumir notícias negativas te insere em um ciclo negativo de tristeza, afinal, quanto mais você consome notícias ruins, pior você se sente, ao mesmo tempo que também a sua curiosidade de procurá-las aumenta.

Acompanhar esse tipo de conteúdo pode ser ainda mais estressante e perturbador para quem sofre com ansiedade, estresse pós-traumático, depressão ou qualquer outro distúrbio que deixe a pessoa vulnerável à emoções e sentimentos negativos que as notícias ruins costumam despertar.

Como consumir notícias de forma consciente?

Por mais que o mundo pareça estar se tornando um lugar cada vez mais caótico e perigoso, ignorar o que acontece nele não é a solução. As notícias ruins são perturbadoras, mas não há como ignorar que elas existem.

No entanto, evitar o noticiário, as redes sociais ou certos círculos sociais quando se sentir vulnerável e sensível à certos assuntos, pode ser muito bom para espairecer. Não há nada de errado em desligar-se dos assuntos que te fazem mal. Sua saúde mental, com toda certeza, irá agradecer.

A mesma pesquisa publicada na Science Advances também explica que o nosso cérebro é muito mais estimulado por aspectos negativos, o que significa que elas te sensibilizam mais do que as notícias boas, por exemplo. O primeiro passo para reverter essa sensação é consumir notícias boas na mesma medida em que recebe as ruins. Pode não parecer, mas tem bastante coisa boa acontecendo pelo mundo, é só pesquisar um pouco!

Esteja ciente das coisas boas na sua vida

Em momentos nos quais a tristeza e desesperança tomam conta, é difícil lembrar-se do que acontece de positivo na sua vida. Nessas situações, é essencial ter consciência de todas as pessoas que você ama e que te amam de volta e das coisas que te fazem feliz.

Tê-las presentes na mente todo o tempo é essencial para manter-se preso à algo bom e não flutuar para onde a insegurança e preocupação te levam. Desacelere a sua rotina corrida. Praticar exercícios para amenizar a ansiedade também podem ajudar.

Faça a sua parte!

É bom lembrar que, às vezes, dar um passo para mudar uma situação ruim é a melhor forma de agir. Procure a causa que mais te sensibiliza e doe, seja dinheiro ou o seu tempo. Além de ajudar a quem precisa, agir em uma situação te ajudará a relembrar que, independente do que acontece no mundo, você ainda tem o poder de mudá-lo. Você pode fazer isso através do trabalho voluntário ou do ativismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *