Talitha Benjamin

O que é e qual a importância do sagrado feminino para a mulher

Para entender o mundo e a sociedade em que vivemos, vale tudo. É assim que muitas filosofias e psicologias nascem e algumas delas procuram resgatar aspectos milenares para aplicar no dia a dia.

Já sabemos de como a natureza é importante e reaproximar-se dela pode ser benéfico para todos. Mas você sabia que essa conexão é muito mais intensa e importante para as mulheres? A filosofia do Sagrado Feminino busca inspiração em entidades femininas de diversas culturas e religiões para exaltar essa ligação, e vai muito além de ser “good vibes” – ela convida a repensar alguns aspectos da feminilidade de forma mais natural.

O conceito do Sagrado Feminino prega, primeiramente, os ensinamentos sobre o corpo e a mente da mulher. Isso inclui enxergar ciclos femininos que costumam ser tabus (como a menstruação, a gestação, a sexualidade e o envelhecimento) de forma espiritual, de forma a ressaltar a força oculta da feminilidade e sua conexão com a natureza. Parece confuso? Mas é mais simples do que parece!

Como funciona?

Como funciona o sagrado feminino

O Sagrado Feminino considera que exista uma entidade divina dentro de cada mulher – e que essa entidade pode ser despertada para trazer benefícios para a pessoa que pratica a filosofia.

As práticas que servem para “despertar” o feminino sagrado são feitas através de rodas de conversas com outras mulheres ou de vivências como danças, músicas, arte e meditação.

Essa filosofia não tem origem determinada, mas a mentalidade e o estudo sobre a espiritualidade da feminilidade vem da religião milenar Wicca.

Os benefícios do Sagrado Feminino

Os benefícios do sagrado feminino

As práticas dessa filosofia podem trazer diversos benefícios para a mulher. Isso porque, independente da crença espiritual, o Sagrado Feminino incentiva uma maior atenção aos ciclos corporais (como a menstruação, por exemplo) e ao autocuidado físico e mental, ações que beneficiam a saúde da mulher e podem até mesmo prevenir doenças.

Além disso, o Sagrado Feminino incentiva um estilo de vida mais natural, em contato com a natureza. Isso inclui uma alimentação mais saudável, exercícios físicos e meditação – atividades que fazem muito bem para a saúde.

As práticas sociais do Sagrado Feminino incluem rodas de estudo e conversa onde se discutem assuntos tabus e o abandono de padrões de beleza, o que faz com que essa filosofia seja fortemente associado ao feminismo. No entanto, apesar de serem duas coisas diferentes, tanto o Sagrado Feminino quanto o Feminismo se propõe a igualdade e defender as necessidades das mulheres.

As mulheres que optam por seguir essa filosofia de fortalecimento com a natureza e com a sua divindade interior podem desfrutar também de um maior nível de autoconhecimento, equilíbrio emocional, além de terem a oportunidade de descobrir dentro de si mesmas uma força e um potencial extraordinária, que existe dentro de todas elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *