Thauany Lima

Saiba como a meditação pode trazer benefícios para o corpo e para a mente

 meditação

Tranquilidade, paciência e paz de espírito, essas são algumas vantagens que são atribuídas à prática de meditação, certo? Porém, os benefícios vão muito além desses, acredite!
Os efeitos positivos da meditação se estendem para o bem-estar, corpo e mente, regiões que conseguem trazer melhorias ao corpo, como, por exemplo: aperfeiçoamento da função imunológica; redução da possibilidade de depressão; melhora da cognição; ajuda na memorização; bem-estar psicológico, entre outros.
A terapeuta Naturalista e mestra reiki, Zilmara Maria (56) do Espaço Yoga Zen, acredita que a meditação é uma prática essencial para a saúde: “Todos os estudos sobre a meditação tem confirmado seus inúmeros benefícios a saúde física, mental, emocional e espiritual, sendo muito necessário para o corpo.”
Confira quais são as maiores contribuições da meditação para o corpo e mente.

Como melhorar a memória com a meditação?

Entre as dezenas de qualidades que a meditação consegue trazer para o corpo e mente, a melhora de memorização é um desses fatores.
“Quando praticamos a meditação temos acesso as áreas do nosso sistema orgânico que nem podemos imaginar, movimentando conexões cerebrais, levando informações para todo nosso sistema neurológico” diz a terapeuta naturalista, Zilmara Maria.
A meditação permite uma melhor concentração e traz uma consciência para um momento presente, deixando as pessoas mais conscientes do que estão fazendo e sentindo.

É possível melhorar a cognição com a meditação?

Estudos mostram que praticar meditação traz efeitos positivos na cognição e humor, isso até em reflexões de curto tempo.
Meditar com frequência também pode reduzir a fadiga, ansiedade e aumentar a atenção no trabalho, tornando a pessoa mais produtiva e focada.
Porém, é importante informar que para alcançar esse resultado é sugerido que a meditação seja breve, sem excessos, certo?

A meditação reduz a probabilidade de depressão?

Um estudo conduzido pelo professor Filip Raes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, KU Leuven, aplicado em estudantes, mostra que a meditação aplicada desde cedo na vida das pessoas pode ajudar a reduzir a probabilidade de depressão.
Além disso, todos os estudantes que participaram do teste apresentavam algum grau da doença, alterando totalmente o diagnóstico meses depois.
Zilmara Maria ressalta que a meditação é capaz de trazer felicidade e objetivos certos para todas as pessoas: “Quando meditamos, estamos cada dia mais alinhados com nosso verdadeiro propósito de vida e consciência, conquistando saúde em todas as áreas do cotidiano.”
Isso concluiu que a meditação frequente além de diminuir sintomas associados a depressão e romper o desenvolvimento futuro da doença, também traz felicidade em todos os setores da vida.

Ela diminui as dores musculares?

Muitas dores no corpo podem estar relacionadas a rotina corrida e estressante, por isso a meditação consegue devolver bem-estar e redução de dores físicas a qualquer pessoa.
“A meditação traz profundo relaxamento ao corpo, atingindo assim os nossos músculos e trazendo uma sensação de bem-estar”, explica Zilmara.
Durante sua prática os músculos ficam relaxados e sem tensões, o que pode diminuir dores na cabeça, estômago, costas e ombros.

Rejuvenescimento da pele pode ser alcançado com a meditação?

A meditação mesmo permitindo um amadurecimento mental e espiritual, consegue retardar o processo de envelhecimento do corpo.
A prática ajuda a eliminar toxinas do organismo, prevenindo um grande número de doenças, além de dar energia e vitalidade ao corpo, deixando a pele do rosto reluzente e saudável.
O que achou dos benefícios da meditação para a saúde do corpo e da mente? Aplique a rotina em seu cotidiano e aprenda a viver com mais saúde e bem-estar.

Colaborou com a matéria: Zilmara Maria Fumes, Terapeuta Naturalista, Mestra Reiki, Instrutora de Hatha Yoga, Acupunturista, Administradora e proprietária do Espaço Yoga Zen. www.espacoyogazen.com

Veja também!

 

Saiba como a meditação pode trazer benefícios para o corpo e para a mente
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *