Tayla Pinotti

Tudo que você precisa saber para montar um brechó online

como montar um brecho online

Por causa da fast fashion, o ciclo “fabricar, consumir e descartar” acabou se normalizando, especialmente para as mulheres que não perdem uma novidade do universo fashion. No entanto, com a popularização e o sucesso dos brechós online, esse padrão de produção imposto pela indústria da moda vem perdendo força.

Além de ser uma ótima forma de ganhar uma graninha extra desapegando daquelas peças encostadas no fundo no guarda-roupas, montar um brechó online também significa prezar por um consumo mais consciente. Isso porque, ao “repassar” uma roupa que já foi sua, você aumenta o “ciclo de vida” dessa peça e evita que ela vá para o lixo tão cedo.

Para entrar nessa moda, porém, é preciso lembrar que você estará saindo do seu papel como consumidora para atuar como vendedora das suas próprias peças e que alguns detalhes importantes vão fazer toda a diferença nas suas vendas. Quer saber quais são eles? Então confira abaixo como montar um brechó online de sucesso!

Escolha onde fará suas vendas

É verdade que já existem diversas plataformas para vendas na internet, você tem total liberdade para montar o seu brechó virtual no site ou rede social que quiser. Algumas opções podem cobrar taxas de uso da plataforma e outras podem ficar com uma porcentagem da sua venda, por exemplo. Já no Instagram, além do uso gratuíto, a vantagem é que você também consegue seguir pessoas para que elas conheçam seu brechó online.

Lave e passe as roupas antes de vendê-las

Por melhor que você cuide das suas roupas, não há peça que permaneça impecável após meses parada no armário. Por isso, antes de sair vendendo as suas peças, não deixe de lavá-las e passá-las. A ideia é fazer com que elas pareçam o mais bem conservada possível, pois isso ajuda a atrair ainda mais potenciais interessadas.

Leia também: Saiba quais são as roupas coringas das blogueiras de moda

Capriche nas fotos

Sem dúvidas, essa é a principal dica de como montar um brechó de sucesso! Por isso, depois de lavar e passar as suas roupas, separe um cantinho iluminado e organizado da sua casa para fotografar todas as suas peças, uma por uma. O ideal é colocá-las em um cabide ou abertas em uma superfície plana. Fotos da roupa no corpo também pode ajudar as interessadas a entenderem o caimento da peça.

Coloque o máximo de informações que tiver

Fala a verdade: os tamanhos das roupas que você usa são sempre os mesmos? Provavelmente não, já que não existe um padrão exato entre as milhares lojas de roupa. Por isso, em vez de dizer apenas que a peça é tamanho P, M ou G, por exemplo, inclua também as medidas dela (como o comprimento e a largura). Descreva também a cor, o tecido e diga também se há sinais de uso (como manchas ou buraquinhos).

Leia também: Customização: a magia de criar peças novas com coisas antigas

Pratique um preço justo

Desapegar de peças antigas pode até ser doloroso para quem ama moda, mas isso não significa que você deva superfaturar suas vendas. Antes de precificar as roupas, analise cada uma delas detalhadamente e avalie as condições de uso (se é nova ou usada). O ideal também é se colocar no lugar da cliente. Você pagaria R$100 reais em uma peça usada, sendo que pode investir isso numa opção nova, por exemplo?

Deixe claro quais são as opções de entrega

Depois de toda venda online, acontece o envio. Para atrair mais clientes, o ideal é deixar claro quais são as opções que você oferece. Enviar via Correio é a forma mais utilizada, por isso, sempre verifique se o endereço da cliente está correto e sempre encaminhe o código de rastreamento para a compradora. Você também pode oferecer a opção de levar a peça até o metrô, por exemplo, já que muitas mulheres preferem essa forma mais econômica.

Leia Também:

Ofereça um atendimento online prestativo e simpático

Além de todos esses detalhes com as peças e com o brechó online, vale também se esforçar no atendimento. Para atrair interessadas e fidelizar aquelas que já fizeram alguma compra, o ideal é manter sempre uma comunicação prestativa, simpática e transparente. Não é porque as clientes estarão adquirindo uma peça usada que elas não vão ser criteriosas, certo?

E agora que você já sabe como montar um brechó online, confira também como customizar roupas e dar uma cara nova à peças antigas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *